Blog

Artigos, Carreira, Opinião,

5 razões para participar de um programa de estágio

Você sabe de fato o que é um programa de estágio? Esse termo é empregado ao período de prática em um posto de trabalho ou cargo onde você possa ganhar experiência e se habilitar a exercer bem uma profissão.

Justamente por ser apenas um período de experiência, muitas pessoas chegam a pensar que não é algo que tão relevante, no qual se requer seriedade ou muito esforço.
Porém, essa fase é fundamental para o sucesso da carreira que você escolheu e merece tanta dedicação e empenho quanto um emprego formal.

Caso você pretenda iniciar um estágio ou já participe de um programa, saiba que determinadas atitudes podem te ajudar a aproveitar ao máximo essa experiência e até mesmo aumentar suas chances de ser efetivado. Portanto, confira algumas razões pelas quais você deve se dedicar ao máximo a esta importante etapa da vida profissional:

1-    Conhecer o ambiente corporativo

Durante o período de estágio você pode aprender como é o funcionamento de uma empresa na prática: hierarquia, processos organizacionais e até mesmo o comportamento dos profissionais podem ser observados e assimilados nessa experiência expecional.

2-    Autoconhecimento e Experiência Profissional

O estágio também te proporciona autoconhecimento: nele você vai viver situações que constantemente testarão sua capacidade, levando ao desenvolvimento de habilidades que você nunca imaginou que poderia ter. Essa experiência também te possibilita desenvolver novos interesses e aprendizados muito além da faculdade.

3-    Aprender a Trabalhar

Essa experiência serve como base e aprendizado para uma possível efetivação ou experiência de emprego formal futura. Usufrua o máximo das oportunidades de aprendizado, pois elas moldarão seu perfil profissional.

4-    Networking

O caráter temporário do estágio lhe permite conhecer pessoas, departamentos ou até mesmo lugares diferentes em um período relativamente curto. Enriquecendo seu círculo profissional e até mesmo de amizades. Uma boa rede de contatos profissionais é essencial ao longo de toda sua carreira, que pode lhe render indicações futuras ou até mesmo bons negócios..

5-    Oportunidade de conquistar o primeiro emprego

Grande parte das empresas que contratam estagiários tem a intenção de efetivar aqueles que mais se destacaram ao fim do programa. Por isso, deve-se levar essa experiência a sério e dedicar-se como se de fato já estivesse em um emprego formal. A dedicação acima de qualquer interesse é uma das principais características procuradas pelos empregadores. Portanto, encarar essa experiência como maturidade e responsabilidade aumentam as chances de contratação ao fim do período.

Ficou interessado? Confira aqui algumas dicas que vão lhe ajudar a se destacar e aprender mais no seu estagio.

Estes são alguns dos motivos que devem ser levados ao pensar em realizar um estágio, fique atento no blog da Companhia de Estágios e confira mais artigos como este.

cadastre-se-programa-de-estagios

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!