Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
RH

Raquel Zagui, vice-presidente de RH do Grupo Heineken, fala sobre os desafios que a pandemia impôs à gestão de pessoas

Raquel Zagui, vice-presidente de RH do Grupo Heineken no Brasil, participou na segunda-feira (24/5) de uma live com a Companhia de Estágios para mostrar o que a área de gestão de pessoas do gigante cervejeiro tem feito para engajar, motivar e cuidar das pessoas na pandemia de covid-19. 

De acordo com Raquel, oferecer aos colaboradores um ambiente de trabalho seguro, mesmo em meio às incertezas que a doença impõe foi possível graças à cultura forte e consolidada da companhia. “Quando não sabíamos a resposta, voltávamos para os nossos valores. Isso nos ajudou muito”, disse. 

Neste contexto, a saúde mental ganhou atenção redobrada. Para garantir o bem-estar das equipes, a Heineken focou no preparo da liderança para lidar com as vulnerabilidades e falar sobre elas.

“Nós estamos trabalhando isso fortemente com os gestores. Se um funcionário diz que não está bem, os líderes precisam saber o que fazer. E dar uma semana de folga para que a pessoa vá à praia talvez não seja a solução. Como acolher, como conduzir a situação da melhor maneira? Esse tema será ainda mais forte nesse ano e já estamos estudando novas ferramentas de capacitação para a liderança.”

Assista às nossas lives!

Outro aspecto abordado pela vice-presidente de RH na live foi a decisão de possibilitar a prática de home office permanente aos trabalhadores, transformando o escritório num ponto de encontro.

Nós descobrimos, em pesquisas internas, que ninguém queria voltar cinco dias por semana ao escritório, mas ninguém queria ficar cinco dias da semana 100% em casa. Para dar clareza ao time, definimos que quando voltarmos, o modelo será híbrido: três dias em casa; dois no escritório. Agora, estudamos a melhor maneira de conduzir isso.”  

Como o protagonismo é um dos valores do Grupo Heineken, diz Raquel, a decisão fez todo sentido.  “Acreditamos que é preciso ter mais confiança em nossos colaboradores e menos controle”. 

Durante a live, a executiva ainda mostrou estratégias do Grupo Heineken para manter os times conectados, deu detalhes sobre a plataforma Heineken Cuida e comentou as ações de diversidade, como a meta de alcançar 50% de mulheres na liderança até 2026.

Assista ao vídeo na íntegra: 

Quer saber mais sobre os desafios que a saúde mental está impondo aos RHs e como lidar com eles? Clique aqui e assista à nossa live com Edwiges Parra, psicóloga organizacional, especialista em recursos humanos e colunista da revista Você RH.

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!