Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Como agir em caso de atraso na hora da entrevista?

Cada vez mais disputados, os processos de seleção de estagiários têm se tornado mais difíceis, afinal, todos querem conquistar uma boa oportunidade para ingressar no mercado de trabalho, certo? Para alcançar esse objetivo, muitos estudantes encaram testes online, dinâmicas de grupos, análise de currículo e, claro, a entrevista presencial. Aliás, esse olho no olho com o entrevistador, apesar de ser um dos momentos mais difíceis para os candidatos, é o mais importante para determinar se o jovem deve ou não ingressar na empresa, por isso a atenção deve ser redobrada nessa etapa.

Passar pela entrevista presencial pode causar muita ansiedade e nervosismo ao candidato, por isso é importante que você confira todos os detalhes alguns dias antes do dia do processo como, por exemplo, o melhor meio de transporte até o local, a previsão do tempo, trânsito e, claro, o tempo que irá levar para chegar à empresa, para que não perca a hora. Porém, se, mesmo se programando, algo anormal acontecer e você acabar se atrasando, é importante que você saiba lidar adequadamente com a situação. Quer saber como? Então confira:

Qual o primeiro passo?

Ninguém deseja se atrasar, ainda mais para uma entrevista, não é mesmo? Mas se isso acontecer, é importante que você ligue para a empresa, comunique o imprevisto e dê uma estimativa de quanto tempo ainda vai levar para chegar até o local. Caso o recrutador não consiga te esperar, verifique a possibilidade de remarcar o horário ou comparecer num outro dia.

Certamente há um motivo para o atraso, e ele deve ser plausível. Trânsito e chuva não podem ser usados mais como desculpa, principalmente nas grandes cidades, pois já é algo recorrente. Porém, se houver uma enchente, greve, manifestação ou acidente, você deve ligar para o setor de RH da empresa ou para o entrevistador e informar o que aconteceu para que ambos entrem em um acordo e, se possível, remarquem a seleção.

Peça desculpas

Parece óbvio, mas é sempre importante pedir desculpas pelo inconveniente e, se possível, buscar maneiras de chegar o mais rápido possível ao local. Essa atitude por mais que simples, pode transparecer ao recrutador a imagem de uma pessoa comprometida e responsável, qualidades que despertam interesse nas empresas.

Depois de um pedido por telefone, ao chegar ao local formalize as desculpas e não insista mais no assunto. Mostre-se capaz de superar o imprevisto, sem perder o foco no que realmente importa: o processo seletivo. Tem mais: se, infelizmente, você perdeu a oportunidade de participar da seleção em virtude do atraso, não seja rude ou enérgico. Da mesma forma, se retrate e agradeça a oportunidade. Futuramente, quem sabe, você não consegue uma nova chance na mesma empresa?

Saiba se recompor

Não chegar a um compromisso na hora certa gera muito estresse e euforia, por isso o ideal é que, ao entrar no local, você consiga se recompor e se acalme para poder participar plenamente do processo seletivo. Uma boa dica é respirar fundo pelo nariz e soltar pela boca de forma que o ar passe por entre os dentes, para se sentir relaxado com mais facilidade.

Chegar agitado e suando? Nem pensar! Mostrar que você é capaz de se adaptar a situações estressantes, faz com que o entrevistador conheça melhor sua personalidade e analise se você consegue lidar com momentos como esses sem perder a compostura. Portanto, antes de se dirigir a recepção da empresa, tire alguns minutos para recuperar o fôlego e checar se você está apresentável. #ficaadica

Chegar cedo demais também não

A melhor maneira de não se atrasar é sair mais cedo de casa, certo? Mas, fique atento: chegar à empresa muito antes do combinado pode te prejudicar tanto quanto um atraso. Sabe por quê? Além dos recrutadores possivelmente não estarem totalmente preparados para o início das entrevistas, esse tipo de atitude pode passar uma imagem de alguém desesperado pela vaga ou ser interpretado como uma preocupação excessiva do candidato. Por isso, o ideal é que, se chegar uma hora ou 30 minutos antes da hora marcada, aproveite para conhecer lojas e restaurantes próximos à firma e só compareça ao local quando estiver faltando entre 20 e 10 minutos para o horário.

Entrevista online?

Graças à tecnologia, entrevistas online são cada vez mais comuns e ajudam a poupar tempo tanto dos candidatos quanto dos recrutadores. Porém, participar de uma entrevista desse tipo não quer dizer que você não tenha que se precaver contra possíveis imprevistos.

É importante se atentar a detalhes como, por exemplo, a qualidade da conexão com a internet, para que não haja nenhuma falha no momento da entrevista e o ambiente, que deve ser silencioso e sem muitas distrações. Em casos de emergência, deixe o celular ao seu lado para conectar ao 4G, se necessário.

Além disso, fique ligado: esse tipo de dinâmica permite que mais de uma pessoa da empresa, em cidades diferentes, participem da mesma entrevista, e avaliem o candidato como um todo, por isso é importante sua pontualidade e agilidade durante o processo.

Anotou as dicas aí para quando acontecer um imprevisto na hora da entrevista você conseguir dar a volta por cima? É importante saber o que fazer nessas ocasiões, mas o ideal é que você seja sempre pontual e, claro, esteja vestido da maneira adequada. Se quiser aumentar a chance de ingressar em uma empresa, entre agora no site da Companhia de Estágios e se cadastre gratuitamente para receber vagas incríveis. E, para dicas tão legais quanto essas, acesse nosso blog ou nos siga no Facebook ou no canal do YouTube.