Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Conheça melhor sua carreira: Arquitetura & Urbanismo

Desde que nós, seres humanos, decidimos que necessitávamos de uma habitação que tivesse teto para nos abrigar a arquitetura existe. Muito tempo, né? Com a evolução da sociedade e os novos conceitos urbanos, a profissão deixou de ser uma simples estratégia de construção de casas e passou a se importar mais com outros aspectos que compunham o cenário como, por exemplo, os jardins, galerias pluviais e, claro, o design dessas obras. Mas não se engane pensando que um arquiteto planeja apenas casas e prédios, ele também é o responsável por projetar cidades, bairros, regiões, reformar e até mesmo compor a paisagem de um lugar.

Capaz de dominar as técnicas artísticas, o profissional dessa área também deve entender as disciplinas de humanas e exatas como, por exemplo, artes, estética, engenharia, matemática e cálculo. Se você se identifica com tais áreas e deseja conhecer mais dessa profissão, separamos os principais ramos de atuação de um arquiteto para que você veja qual deles mais desperta seu interesse. Confira:

Comunicação visual

O arquiteto ligado à área de comunicação visual é capaz de trabalhar com cinema, cenografia e desenho industrial, além de empresas dos mais variados segmentos. Operando em áreas urbanas, ele também é capaz de se concentrar em questões inerentes à metrópoles como, por exemplo, poluição e visualização de placas nas ruas e avenidas.

Urbanismo

Esse é um seguimento muito conhecido dentro da profissão e é considerado um dos mais importantes. O urbanismo nada mais é do que a realização de projetos que planejam áreas livres, criação de conjuntos habitacionais, cidades, regiões e bairros. Geralmente profissionais dessa área estão ligados ao plano diretor e zoneamento de um determinado local, por isso são facilmente requisitados em vertentes políticas.

Paisagismo

Voltado mais para os aspectos ambientais, o paisagismo é um ramo que tem como objetivo criar e conceber espaços abertos, praças e jardins, além de projetar fachadas e quintais particulares. O profissional que participa deste seguimento tem como preocupação harmonizar a estética da paisagem com a arquitetura do local.

Restauro de edifícios

Se você já passou por cidades históricas ou centros velhos, certamente notou alguma casa ou prédio que, apesar de antigo, estava preservado, não é mesmo? Pois saiba que esse trabalho se deve ao empenho de arquiteto especialista em restauração. Para não prejudicar a estrutura original e preservar a planta, o profissional deve aplicar técnicas específicas e conhecimento de restauro que mantenham a integridade do local. Este profissional está envolvido, principalmente, no reparo e preservação de edifícios tombados – obras públicas ou particulares que, devido seu valor histórico, são protegidas por meio de lei e devem ser preservadas pelo poder público. Devido sua importância para a memória urbana, só podem ter sua estrutura ou fachadas alteradas ou restauradas mediante autorização e acompanhamento de órgãos competentes.

Projeção digital

Uma das tendências no campo da arquitetura, a projeção digital é a área em que o profissional é capaz de unir as tarefas complexas à prototipagem, uma técnica que desenvolve protótipos por meio da impressora 3D. A capacidade de gerenciar sistemas de infraestrutura são os requisitos mais procurados pelas empresas. Aliás, se deseja investir em uma “profissão do futuro” essa pode ser uma boa opção, pois a demanda por estes especialistas no mercado da construção tem crescido significativamente.

Especialista em BIM

Outro seguimento do futuro, o especialista em BIM, abreviação da sigla em inglês de Building Information Modeling, é o responsável desde consultoria e modelagem, até o desenvolvimento de softwares, gerenciamento de cargos de gestão e desenvolvimento de pesquisas.

Com conhecimento em todos os pontos de planejamento de projetos, organização, registro e controladoria, esses profissionais são extremamente qualificados e muito procurados por indústrias para que possam estimar custos e planejar documentos de construção. Dessa forma, ele auxilia nas tomadas de decisões relacionadas à sua área e inclui novas tecnologias como a 3D.

Interessante, não? Para continuar acompanhando dicas de profissão e formas de conquistar o tão sonhado estágio, não perca as postagens do Blog Carreira e Mercado da Companhia de Estágios.