Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Conheça melhor sua carreira: Odontologia

Por mais que algumas pessoas não sejam muito fãs de frequentar o consultório desses especialistas, os dentistas são profissionais extremamente importantes para ajudar a manter a saúde e tratar possíveis doenças. Extrair, limpar e restaurar dentes, colocar próteses, realizar cirurgias e tratar língua, bochecha ou gengiva são algumas das tarefas desses especialistas que nos acompanham ao longo da vida.

Com diversos seguimentos, a odontologia tem cativado cada vez mais os jovens que estão ingressando na universidade. Se você faz parte desse grupo ou apenas está decidindo quais rumos tomar na hora de se especializar, separamos algumas áreas que podem despertar seu interesse. Veja!

Clínica geral

Essa área é mais conhecida e tradicional da Odontologia, pois ela aborda as técnicas de prevenção, curativos da boca e maxilares. O especialista dessa área é o responsável por tratar cáries, restaurar e extrair dentes, aplicar flúor, cuidar das bochechas, lábios, gengivas e língua. O clínico geral trata da saúde bucal do paciente durante toda a vida e é quem trata de qualquer dorzinha incômoda.

Endodontia

A endodontia é a área responsável por entender a polpa dentária, ou seja, o interior do dente. Cuida do sistema de canais radiculares e seus tecidos, além de tratar de doenças que possam atingir essas regiões. Um das mais conhecidas são as cáries, mas ainda existem as fraturas dentárias, o trauma dentário, entre outras.

Uma de suas funções, no caso do tratamento de canal, é remover o tecido mole da parte interna do dente que pode estar necrosada, infectada ou apenas inflamada e preencher o local com um material específico. Ás vezes, por mais que não seja necessário esse tipo de procedimento, o endodontista também é capaz de avaliar níveis de lesão ou doenças do nervo e raiz.

Implantodontia

Segundo alguns especialistas, a implantodontia é uma das áreas mais promissoras, pois essa é a ciência que analisa e trata doenças do sistema de suporte e implantação dos dentes. O profissional desse seguimento é responsável por tratar enfermidades patológicas no periodonto como, por exemplo, placa bacteriana, periodontite e gengivite.

Esse é o ramo da profissão que recupera espaços por meio de próteses e trata a desintegração dos ossos através de reabilitações de pequeno, médio ou grande porte.

Forense

Também conhecida como odontologia legal, a área forense é muito recente e por isso ainda é pouco conhecida. O profissional desse ramo é encarregado por colaborar na identificação de cadáveres por meio da arcada dentária, normalmente são vítimas de acidentes em massa, situações de incêndio ou até mesmo crimes.

Ele também realiza exames e perícias judiciais para elaborar laudos, atestados e pareceres técnicos. Pode, ainda, estimar a idade da pessoa por meio de marcas de mordida em casos de maus-tratos a crianças/idosos ou cenas de assassinatos.

Estética

A boa aparência bucal é a especialidade do profissional de dentística restauradora, como também é conhecida. Isso porque além de restaurar e restabelecer a função e estrutura dos dentes, os profissionais também fazem clareamento, usam facetas, resinas, realizam peeling gengival e recuperação estética.

Mais do que um belo sorriso, a área de estética busca ajudar na saúde psicológica dos pacientes por meio das diversas técnicas dentárias e materiais restauradores. Afinal, como costumam dizer “o sorriso é seu principal cartão de visitas”.

Odontopediatria

Esse é o segmento que cuida da saúde bucal das crianças a fim de preservar a dentição de leite, importante para o desenvolvimento da fala e mastigação durante a infância. Com certeza sua mãe te levava com frequência ao dentista quando criança e você até pode não ser muito fã, mas agora entende sua importância, não é mesmo? O acompanhamento preventivo é fundamental para evitar maiores transtornos no futuro e preservar uma boa dentição ao longo da vida.

Ortodontia

Se você nunca usou aparelho nos dentes, com certeza deve conhecer alguém já e passava mensalmente com um ortodontista. Esse é o profissional mais procurado por adolescentes e adultos para corrigir a posição da arcada dentária, distúrbios do crescimento e o amadurecimento da face e arcada.

Basicamente, há duas subdivisões nesse ramo: a ortodontia móvel, que é a colocada de aparelhos removíveis, e a fixa, colagem dos braquetes diretamente nos dentes. Em adultos, por já estarem com muita distinção nas bases ósseas, muitas vezes é recomendada a cirurgia ortognática, capaz de corrigir a postura dos dentes. Esse profissional é, sem dúvidas, um dos mais requisitados dentro da Odontologia.

Gostou dos tópicos? Então continue acompanhando o Blog da Companhia de Estágios e fique por dentro das profissões mais promissoras, além de dicas para você se dar bem no estágio e na carreira.