Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Artigos

Cinco dicas para lidar melhor com a rotina

Dedicar-se à graduação ao mesmo tempo em que estagia não é uma tarefa fácil! Mas, inevitavelmente, quem é estudante e está iniciando a vida profissional precisa encarar o desafio e aprender a conciliar o tempo. Aliás, quem decide seguir essa rotina deve ter uma dose extra de planejamento e organização, pois é necessário aproveitar ao máximo as horas livres, não só para o estudo, mas também para relaxar!

Por mais que algumas pessoas pensem que conciliar as duas tarefas possa prejudicar a qualidade do ensino, a realidade é que essa rotina mais puxada proporciona um aprendizado muito mais dinâmico e aprofundado. Ser disciplinado e aberto a novas experiências ajuda bastante nesses momentos e faz com que os estudantes amadureçam e enfrentem a rotina com mais tranquilidade. Quer saber como? Então #seliga nas dicas que preparamos para você encarar de frente essa etapa tão importante.

Prioridades!

Às vezes a rotina conturbada pode te devorar, principalmente na época das provas ou entrega de trabalhos no estágio, mas não deixe que isso atrapalhe seu cotidiano. Por mais que algumas coisas acabem ficando pra trás, é muito importante que você jamais abra mão de atividades básicas como: se alimentar direito, dormir bem e, não menos importante, tirar um tempo para relaxar. Todas essas situações influenciam diretamente na sua capacidade de aprendizado e deixa-las de lado pode acabar afetando o seu desempenho na faculdade e no estágio!

Estabeleça prioridades para que você não tenha que dormir pouco ou deixar de almoçar para cumprir um trabalho da faculdade, por exemplo. Ocasionalmente, isso pode até acontecer, mas jamais deixe virar um hábito! Se sentir que sua rotina de estágio está te sobrecarregando, converse com seu supervisor e peça para que a intensidade das atividades seja diminuída ou que o prazo de entrega seja um pouco mais flexível.

Mudança de cenário

A mudança é necessária em alguns casos, principalmente para variar a perspectiva e dar uma quebrada na rotina. Por isso, se existe a possibilidade, mude sua mesa de lugar ou combine com seu colega, se permitido, para trocarem seus lugares de trabalho. Aliás, você pode usar a mesma estratégia na faculdade, mudando de carteira ocasionalmente. Uma nova vista pode te ajudar a refrescar a mente e sair da mesmice.

E para te dar um pique extra, que tal apostar numa atividade relaxante? Exercícios físicos regulares ou um esporte que você goste podem te ajudar a ter mais energia para encarar a rotina puxada. Mas se você procura algo mais light, pode apostar num hobby como música, leitura ou pintura nas horas vagas. O importante é dar uma pausa para a mente!

Próxima estação, estudos!

Sabe aquele tempo que você passa dentro do ônibus ou metrô a caminho do estágio ou faculdade? Então, essa pode ser uma boa oportunidade para colocar os estudos em dia e melhor, pode ajudar a diminuir a sensação de “horas” dentro dos transportes públicos.

Agora, pra não gastar todo o seu plano de dados, antes de sair de casa, aproveite o wi-fi para baixar no celular tudo que tiver que estudar, ou, se preferir algo mais simples, tire foto e tenha ao seu alcance sempre. Desta forma, assim que surgir um tempinho, é só pegar o telefone e colocar em dia tudo que foi passado nas aulas. Se preferir, grave as aulas e, ao invés da sua playlist, ouça esses áudios. Prático, não?

Agenda organizada

Para facilitar ainda mais sua rotina, uma boa opção é organizar uma planilha online com os horários de cada atividade para cada dia e assim visualizar melhor os tempos livres para planejar de forma mais clara como utilizá-los. Organize uma grade de horário com as aulas que terá, a duração de cada uma e também não se esqueça de separar tempos livres para dormir um pouco mais, sair com os amigos ou, até mesmo, maratonar uma série. É do tipo que gosta de registrar tudo no papel? Não tem problema! Um quadro de avisos ou uma planilha impressa podem te ajudar a ter esse controle sempre à vista!

Novidades são bem-vindas

Sair da rotina não significa apenas grandes mudanças, as pequenas também valem. Sair para almoçar em um lugar diferente, aproveitar para dar um passeio no intervalo ou até mesmo se relacionar com pessoas diferentes na faculdade pode ser extremamente importante para que você não se sinta tão cansado com a rotina e ainda por cima faça novas amizades.

E aí, pronto para mais um desafio na sua carreira? Para continuar acompanhando dicas como essas, acesse nosso blog regularmente e nos siga no Facebook e canal do YouTube. Se quiser se candidatar para uma vaga de estágio se inscreva gratuitamente no site da Companhia de Estágios e receba vagas incríveis!

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!