Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Artigos

Conheça as séries de TV que retratam a rotina de diferentes profissões e saiba mais sobre o universo da sua carreira

Não é nenhuma novidade que a vida real inspira a ficção, mas o oposto também acontece. Vemos cada vez mais séries que abordam temáticas profissionais fazendo sucesso por aí. Muitos são os enredos que retratam o dia a dia de trabalhadores de diversas áreas, seja de Direito, Jornalismo, Medicina ou outras, o fato é que os profissionais das telinhas ganharam espaço e conquistam o público, desde aquele mais despretensioso a, até mesmo, os aspirantes da carreira retratada. Os seriados buscam reproduzir os benefícios e desafios de cada segmento, por isso separamos algumas opções para que você possa entender um pouco melhor sobre o que te aguarda no futuro! Prepare a pipoca e confira nossas dicas:

Direito

É girl power que você quer? Então pode apostar nessa temática, porque as mulheres estão com tudo! Essas tramas, geralmente, retratam um caso a cada episódio, mas contam com uma história fixa por trás para amarrar a narrativa. Tão essenciais na vida real quanto no mundo das séries, os profissionais dessa área começaram na década de 90, nos tribunais da franquia de Law & Order, de Dick Wolf, e não pararam mais, inspiram protagonistas que estão em alta em diversos seriados atuais, como: Drop Dead Diva, Suits, Better Call Saul, The Good Wife e outras.

Vale destaque para How to Get Away With Murder – que conta a história de Annalise Keating, uma renomada advogada criminalista e professora da Middleton University, interpretada por ninguém menos que Viola Davis. E Scandal, que mostra a rotina de Olivia Pope, uma advogada brilhante que gerencia as crises da casa branca nos Estados Unidos. Ambas são roteirizadas por Shonda Rhimes.

Medicina e enfermagem

Grey’s Anatomy, também de Shonda Rhimes, é, atualmente, umas das principais séries dessa temática e conquistou uma legião de fãs por mostrar a vida da Dra. Meredith Grey e seus colegas dentro e fora dos corredores do hospital fictício de Seattle Grace. Eles precisam conciliar os estudos com plantões extensos em meio aos seus dramas pessoais, o que faz você se envolver com cada um dos personagens.

Mas o gênero se consagrou mesmo em 1994 com uma das séries mais longas feitas até hoje (15 temporadas) ER – Plantão Médico. Escrita por um médico, a trama mostra a vida de enfermeiros e médicos do County General, um hospital fictício de Chicago. Outras séries, como House, Scrubs, Saving Hope, e outras se destacam e provam que essa é uma das profissões mais exploradas da televisão.

Psicologia

Ainda na ala médica, encontramos séries como Lie to Me, que traz as investigações de uma equipe formada por especialistas em detectar mentiras. Liderada pelo Dr. Cal Lightman, um cientista que passou a vida estudando o comportamento humano, e sua parceira e psicóloga Dra. Gillian Foster, eles são incumbidos a desvendar fraudes observando o comportamento das pessoas. Também podemos destacar The Mentalist, que apresenta casos policiais intrigantes que acontecem no estado da Califórnia e são solucionados com a ajuda de Patrick Jane, um consultor independente com um grande poder de dedução e observação.

Jornalismo

A carismática Robin Scherbatsky é uma das personagens mais queridas de How I Meet Your Mother e pode ensinar uma grande lição aos aspirantes do jornalismo. Na série Robin faz de tudo para ter sucesso na profissão, mas ela tem que começar de baixo para conquistar seus objetivos. Outra simpática jornalista é a Rory, de Gilmore Girls. A comédia é antiga, mas consegue dar uma boa noção de como funciona o mercado da área para os iniciantes ao retratar o início de carreira da jovem na faculdade e em seus estágios.

Publicidade

Mad Men é a principal referencia de seriado nessa área, e, para os publicitários de plantão a trama dá uma verdadeira aula. Premiada com dois Globos de Ouro, a série, que se passa nos anos 60, mostra o cenário publicitário de Nova York e conta a história de uma renomada agência de publicidade, mostrando como funciona a profissão! Além dos interessantes costumes da época, é possível entender como a lógica da publicidade funciona e perceber que ainda hoje existem relações análogas.

E tem mais

Mas não para por aí, ainda existem muitas outras profissões retratadas nas telinhas, tem séries para todos os gostas que mostram a rotina de vários segmentos, veja só: Cientistas e físicos (The Big Bang Theory e Breaking Bad), Moda (Gossip Girl e Sex and the City), Música (Glee, Smash e Empire), Programadores (Silicon Valley), Bombeiros (Rescue Me e Chicago Fire), Escritor (Californication, Gossip Girl e Pretty Little Liars), e muitos outros.

E aí, gostou das indicações? Então não perca tempo e chame a galera para maratonar essas séries e refletir sobre as mensagens de cada uma. Elas podem servir de inspiração e ainda te ajudar a construir um perfil profissional para arrumar um bom estágio. Não tem um? Então se inscreva gratuitamente no site da Companhia de Estágios ou nos acompanhe no Facebook  e canal do YouTube para ficar por dentro de mais dicas como essas!

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!