Blog

Artigos

Conheça os diferentes tipos de entrevista de emprego

Todo mundo sabe que a principal ferramenta do processo seletivo é a entrevista, certo? Mas o que muitos ainda não sabem é que ela pode variar de formato conforme os objetivos das empresas e os critérios da oportunidade. O fato é que ela é um passo importante e decisivo, tanto para o candidato quanto para a organização. Uma entrevista bem-sucedida consegue identificar o perfil do candidato mais adequado para a vaga oferecida e isso garante o sucesso para ambas as partes, já que aumenta as chances do profissional se desenvolver e da empresa receber os resultados que espera. Já uma entrevista malsucedida ou inconclusiva pode deixar a desejar e desencadear problemas futuros, como um colaborador frustrado com o cargo que ocupa e uma empresa insatisfeita. Por isso, essa etapa da seleção merece uma atenção especial. As empresas planejam e inovam, a fim de otimizarem esse processo, e os candidatos, por sua vez, buscam se preparar da melhor forma. Para isso, é importante conhecer os diferentes formatos, você já conhece todos? Confira abaixo as principais características de cada e saiba como se destacar em cada um.

Entrevista técnica

Como o próprio nome sugere, este formato tem o objetivo de avaliar os conhecimentos técnicos específicos de acordo com os requisitos da vaga. Geralmente é realizado por um profissional com domínio da área, que faz questionamentos voltados sobre as qualificações e competências desejadas para o cargo. Além disso, também podem ser aplicados testes e provas para testar os conhecimentos e níveis das habilidades.

Entrevista comportamental

Nos processos seletivos atuais, esse formato, conhecido também como seleção por competências, é amplamente utilizado. O recrutador, que geralmente é alguém do RH ou o próprio gestor da área, avalia as habilidades e também a personalidade do candidato a fim de verificar se o perfil é compatível com as exigências do cargo proposto e com a cultura organizacional. Os pontos abordados passam por experiências anteriores, conhecimentos, comportamentos específicos diante de algumas situações, vivência acadêmica e questões relacionadas à área de atuação que sejam relevantes para a vaga.

Entrevista em grupo

A entrevista coletiva avalia vários candidatos de uma só vez para filtrar aqueles que se sobressaem diante das atividades propostas, além da forma de trabalhar em equipe e o relacionamento em grupo. Para isso, na maioria das vezes, os recrutarem realizam dinâmicas, jogos e atividades que permitam uma interação maior entre os candidatos. Essa modalidade é muito utilizada para destacar pessoas em início de carreira.

Entrevista painel

Nesse formato o grupo é outro, no lugar de outros candidatos há avaliadores de diferentes áreas da empresa que se relacionam com o cargo da vaga. A intenção é obter uma avaliação de diferentes perspectivas para analisar o potencial do candidato diante de questões relacionadas ao setor e ao dia a dia da equipe.

Entrevista por telefone

Esse é geralmente o primeiro contato com o candidato, por isso, a maneira como ele atende e interage é muito importante. Essa entrevista é muito utilizada para coletar informações básicas que, por algum motivo, não constam ou não ficaram claras no currículo.

Entrevista por vídeo

Muito explorado atualmente, esse modelo otimiza o processo e agiliza o tempo gasto, tanto da empresa, quanto do candidato. É usado, principalmente, quando a sede da organização fica em um local muito distante da filial e residência dos entrevistados. Apesar de parecer mais intimista e, muitas vezes, deixar o candidato mais à vontade, é preciso se atentar a diversos detalhes, como ambientação e aparência. Além disso é sempre bom verificar se o equipamento necessário está em ordem e procurar um lugar silencioso. Normalmente acontece uma conversa com o recrutador e também pode ser avaliada a fluência em outro idioma.

Entrevista com estudo de caso

Nesse formato, conduzido geralmente pelo gestor responsável pelo setor da vaga, é apresentado um caso, que pode ser real ou fictício, com situações de mercado na área de atuação que precisem de uma resolução. O que é testado aqui é a capacidade analítica do candidato para solucionar o problema apresentado.

Entrevista de campo

Realizada diretamente na escola ou universidade, essa entrevista, apesar de ainda ser pouco utilizada no Brasil, é muito interessante para os estudantes, pois favorece mais confiança e segurança em um ambiente familiar. Na modalidade, os recrutadores vão até o local de estudo a fim de entrevistar os alunos que mais se destacam.

Entrevista prévia/simulada

Algumas empresas adotam essa etapa intermediaria a fim de avaliar a desenvoltura do candidato e conduzi-lo até a entrevista definitiva. Nesse momento é observada a capacidade que o entrevistado tem de apresentar o seu próprio perfil e gerar impressão positiva sobre si mesmo. É uma boa oportunidade para obter um feedback e se preparar para a entrevista oficial.

Novas tendências

A tecnologia está sempre trazendo soluções para simplificar ainda mais os processos do cotidiano e a entrevista de emprego não podia ficar de fora. Por isso, recentemente a Cia de estágios investiu pesado em inteligência artificial e gamificação e lançou um sistema exclusivo de recrutamento. Visando tornar o processo mais ágil desde a chegada do candidato, com a opção de check in virtual, até a hora da entrevista, com a gamificação do processo, a empresa lançou o jogo 2D “The Intern Game”, que simula a saga de um estudante em busca do primeiro estágio. Além disso, para o momento das dinâmicas, foi desenvolvido um jogo de escapada – no estilo escape 60.

Tudo isso para melhorar a experiência dos candidatos e deixá-los mais à vontade para fazer escolhas que reflitam, de fato, sua personalidade. Além disso o candidato também recebe detalhes do seu perfil e dicas de como turbinar suas habilidades para aumentar suas chances de contratação. Já para as empresas, a análise de dados é ainda mais eficaz, tonando o processo mais rápido e preciso. Assim a hora da entrevista fica muito mais interessante, não é mesmo?

Se quiser mais dicas para ter sucesso em sua entrevista e conquistar a vaga desejada, acompanhe nossa página do Facebook ou o canal do YouTube. E, para que consiga o quanto antes uma vaga de estágio, se inscreva gratuitamente no nosso site e receba oportunidades em empresas renomadas no mercado de trabalho.

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!