Ir para o conteúdo
Conteúdos para RH

Perguntas para entrevista de emprego que não podem faltar no R&S

Perguntas para entrevista de emprego que não podem faltar no R&S

A condução de um processo seletivo de sucesso demanda atenção a muitos detalhes, que vão desde a descrição da vaga até o envio da proposta. Mas, entre tantas atribuições, uma das mais delicadas certamente é a definição de perguntas para entrevista de emprego.   

De modo geral, a entrevista é um dos momentos mais decisivos dessa jornada: é durante ela que o RH e o líder da área conseguem conhecer os candidatos de maneira mais aprofundada e validar as informações do currículo.

Saber o que perguntar nessa hora é a chave para identificar o profissional mais adequado para a vaga. Se você tem dúvidas sobre como fazer uma entrevista de emprego, siga com a leitura e confira as dicas que preparamos! 😀

Qual o propósito da entrevista de emprego?

Para escolher boas perguntas de entrevista de emprego, é preciso, antes de tudo, ter claro qual é o principal objetivo dessa etapa do recrutamento e seleção. Portanto, vamos começar por aí!

Em linhas gerais, a entrevista de emprego serve para que o empregador tenha a oportunidade de conhecer mais sobre os candidatos, a fim de avaliar suas habilidades, experiências, qualificações e alinhamento com a cultura organizacional (o tal do fit cultural).

Além disso, essa fase do processo seletivo também permite que tanto o empregador quanto os candidatos esclareçam dúvidas e obtenham informações adicionais sobre a empresa e o cargo.

Na prática, essa conversa permite que o RH e o gestor da área tomem uma decisão informada sobre a contratação, ao mesmo tempo em que oferece ao candidato a oportunidade de determinar se a organização e a posição são adequadas para seus objetivos profissionais.

Tipos de entrevista de emprego

Antes de nos aprofundarmos nas perguntas para entrevista de emprego, precisamos lembrar que essa etapa pode ser conduzida de três formas principais. São elas:

  • entrevista estruturada: segue um roteiro de perguntas pré definido e padronizado, que é igualmente aplicado em todos os candidatos.
  • entrevista semiestruturada: usa um roteiro de perguntas, mas também permite que os entrevistadores façam questionamentos adicionais ou adaptem o roteiro com base nas respostas do candidato.
  • entrevista não estruturada: não segue um roteiro de perguntas predefinido. Os entrevistadores têm uma lista geral de tópicos para discutir, mas as perguntas específicas são feitas de forma mais livre.

10 sugestões de perguntas para entrevista de emprego

Independentemente da abordagem escolhida, conhecer quais são as perguntas feitas em entrevista de emprego com mais frequência pode aumentar suas chances de sucesso na escolha do candidato. 💪

Dito isso, vamos à lista que preparamos para apoiá-lo nessa missão:

1. Fale-me sobre você

Embora não seja exatamente uma pergunta, esse tópico geralmente é usado como uma introdução à entrevista. Ele permite que o candidato compartilhe, livremente, uma visão geral de sua experiência e histórico.

No caso de uma entrevista semi ou não estruturada, o recrutador pode aproveitar as deixas dadas pelo entrevistado para fazer questionamentos e obter novas informações.

2. Quais são suas maiores realizações profissionais até o momento?

O principal objetivo dessa pergunta é conhecer mais sobre a experiência profissional do candidato. Basicamente, ela ajuda a avaliar as realizações e contribuições dele em empregos anteriores.

Para obter uma resposta mais completa, é válido fazer perguntas adicionais sobre quais as responsabilidades do candidato nos projetos mencionados, quais foram os desafios enfrentados na execução deles e o que foi feito para superá-los.

3. Por que você está interessado nesta posição/empresa?

Essa é uma daquelas perguntas para entrevista de emprego que atendem a mais de um propósito. Afinal, além de ajudar a entender a motivação do candidato, ela também permite avaliar se ele fez sua pesquisa sobre a empresa.

A depender da resposta, ainda é possível observar se há compatibilidade entre os valores do profissional e os valores organizacionais.  

4. Qual foi o último livro que você leu ou curso que você fez?

O mercado está cada vez mais dinâmico. Por isso, a busca pelo aprimoramento contínuo é um dos fatores que as organizações mais têm buscado nos profissionais.

Nesse sentido, perguntar sobre os últimos livros lidos ou cursos feitos pode ajudar a mapear como o candidato se mantém atualizado em sua área de atuação e qual o nível de comprometimento dele com o próprio desenvolvimento profissional.

5. Quais são suas metas de carreira a longo prazo?

Além de permitir o mapeamento sobre o nível de ambição do candidato, essa pergunta também pode determinar se as metas de carreira dele estão alinhadas com as oportunidades oferecidas pela empresa.

Dica: outra forma de abordar essa questão é perguntando, por exemplo, como o candidato se vê daqui 5 anos. 

6. Como você lida com críticas?

Se você deseja avaliar a capacidade do candidato de lidar com feedback construtivo e reações negativas no ambiente de trabalho, então essa é uma das perguntas para entrevista de emprego que deve ser considerada!

 A maneira como um profissional responde à crítica indica sua capacidade de aprender e crescer profissionalmente, bem como o seu nível de maturidade ao lidar com os demais – aspectos indispensáveis na relação de trabalho.

7. Como você avalia suas habilidades de comunicação?

A capacidade de se comunicar de forma clara e eficaz é importante em praticamente todos os cargos. Por isso, é sempre válido avaliar essa soft skill durante a entrevista de emprego.

Lembrando que essa avaliação pode ser feita de diferentes formas. Por exemplo: ao pedir para o candidato explicar algo complexo que ele domina ou perguntar como ele lida com conflitos no trabalho, também é possível entender mais sobre como ele se expressa.

8. Quais são seus interesses fora do trabalho?

Conhecer o candidato em um nível mais pessoal tende a ajudar o RH a entender como ele pode se encaixar na cultura da empresa.

Os interesses fora do trabalho também podem fornecer informações valiosas sobre as experiências e habilidades únicas que o candidato traz para a equipe e sobre como ele equilibra sua vida profissional e pessoal.

9. Como você lida com a gestão do tempo e a organização de tarefas?

A capacidade de gerenciar o tempo, definir prioridades e organizar tarefas é importante em muitos ambientes de trabalho, onde a eficiência e o cumprimento de prazos são essenciais. 

Esse é o caso? Então não deixe de usar essa ou outra pergunta que contribua para a avaliação dessas habilidades! 😉

10. Você tem alguma pergunta para nós?

Para finalizar, permita que o candidato também possa fazer perguntas sobre a empresa, o cargo ou o processo de seleção.

Além de ajudar o próprio profissional a entender se a vaga está alinhada ao que ele busca, esse momento também serve para que o RH mapeie o nível de interesse dele na empresa e a oportunidade.

Considerações finais

Agora que você já conhece as principais perguntas para entrevista de emprego, gostaríamos de deixar duas orientações adicionais:

  1. Ao escolher as questões que serão feitas na conversa com os candidatos, certifique-se de que nenhuma delas possa violar leis de discriminação ou privacidade.
  2. Além disso, tente manter a consistência. Ao fazer as mesmas perguntas para todos os candidatos, torna-se mais fácil identificar o talento ideal.

Precisa de ajuda nessa e em outras etapas do Recrutamento e Seleção? Então conte com a Companhia de Estágios. Somos especialistas em atrair, recrutar e selecionar os melhores talentos do mercado para vagas de estágio, jovem aprendiz e trainee. Entre em contato e saiba mais!