Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

4 dicas para não parecer o chato do Networking

Para ser bem sucedido em qualquer carreira profissional, é necessário muita dedicação aos estudos, estar atento às novas tendências do mercado e claro, se relacionar com as pessoas certas. Afina, com um bom networking você conseguirá contatos importantes que podem, até mesmo, te ajudar a crescer profissionalmente. Mas, para isso, é essencial que você faça mais do que simplesmente “conhecer” pessoas no trabalho.

Manter o relacionamento com outros profissionais aquecido é um dos maiores desafios do networking. Porém, ao contrário do que muitas pessoas pensam, estreitar essas relações não significa, necessariamente, mandar mensagem todos os dias ou insistir em conhecer pessoas que não estão tão acessíveis. Aliás, esse tipo de atitude pode fazer com que você ganhe a fama de “chato”, o que não é nada legal para quem está no ínicio da carreira, não é mesmo? Então, para que você consiga uma boa rede de contatos profissionais, separamos algumas dicas valiosas que te ajudarão a abordar os colegas sem parecer inoportuno:

Nada de individualismo

É importante sempre ressaltar que o networking nada mais é do que uma via de mão dupla, afinal, um dia você pode precisar de um favor e tenha que recorrer a uma pessoa específica para te ajudar que, também pode precisar de algo que só você possa fazer. Por isso, sempre seja simpático com todas as pessoas, independente da posição que ela ocupa na empresa e procure ajudar a todos quando requisitado. Não peça ajuda a uma pessoa e depois se recuse a retribuir quando for necessário, isso só vai passar uma imagem negativa que não é nada boa para o seu desenvolvimento profissional.

Pontos em comum

Assim como qualquer amizade, o contato profissional também começa por algum tipo de afinidade ou ponto em comum entre você e a pessoa. Por isso, se você encontra com frequência aquele chefe com quem sempre quis manter contato, o ideal é que não puxe sempre o mesmo assunto como, por exemplo, como está o clima. Desta forma, a pessoa não fica pensando que você só tem o mesmo assunto ou é entediante. Para se aproximar do seu chefe, busque pontos em comum nas redes sociais dele ou comente notícias diárias para ver como a pessoa reage. Preste atenção para identificar pontos importantes entre os dois como, por exemplo, esporte, música ou até mesmo assuntos de trabalho. Guarde as informações que achar mais importante e as use sempre que encontrar o chefe durante o break ou em outras ocasiões.

Sem exageros

Manter contato com as pessoas periodicamente é fundamental para o networking, mas isso não quer dizer que a todo momento você tenha que chamar a pessoa no WhatsApp para falar sobre assuntos variados ou mandar mensagens de “bom dia” para o grupo do trabalho, o que incomoda bastante e se torna desagradável, não é mesmo? Tente conviver com as pessoas sem passar aquele papel de “chato”. Por isso, utilize as redes sociais para interagir com os colegas de trabalho, apenas para falar sobre assuntos importantes relacionados ao trabalho. Não se esqueça: nada de criar uma “imagem virtual” fora da realidade para passar uma impressão diferente.

Excesso de informações

Considerada a maior rede de contatos profissionais, o LinkedIn é ideal lugar para divulgar todas suas qualidades, informações e conquistas, mas saiba que esse tipo de plataforma deve ser usado apenas para fins profissionais. Isso porque, algumas pessoas costumam publicar em informações  em excesso que muitas vezes não estão relacionadas ao serviço que desempenham e pouco importam para sua rede de contatos. É preciso ter cuidado com a quantidade, qualidade e relevância de tudo que é publicado na sua página, assim você evita ser o chato que publica um artigo a cada 10 segundos ou mensagens que não interessam aos seus colegas.

Uma dica: por ser uma rede social diferente, não se esqueça da formalidade ao tratar de diversos assuntos. Por mais que muitos amigos também estejam conectados ao seu perfil, essa é uma plataforma que busca aproximar profissionais com interesses em comum.

Viu só como é fácil manter o networking em alta sem incomodar os colegas de trabalho? Com essas dicas você só tende a aumentar a rede de contatos e conquistar oportunidades incríveis para um estágio. Aliás, se você está em busca de uma vaga em empresas renomadas, acesse agora no site da Companhia de Estágios para se inscrever gratuitamente e se candidatar em diversas instituições. E, se você gostou das dicas, nos siga no Facebook ou no canal do YouTube para ficar por dentro de outros assuntos importantes para o seu desenvolvimento profissional!