Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Veja dicas práticas para entrar em um programa de trainee

Quem é recém-formado ou está próximo de se formar sabe: sair da faculdade e entrar em programa de trainee é o tipo de oportunidade única para se desenvolver profissionalmente e assumir posições estratégias no futuro. Os benefícios de ser trainee são vários. Há treinamentos constantes, contato com a alta liderança da companhia, prestígio e vínculo empregatício, com direitos e benefícios trabalhistas diferentes daqueles de quando era estagiário.

Para abocanhar uma vaga de trainee o primeiro (e mais básico) passo é ter um currículo bem-feito, que contenha detalhadamente todos os pré-requisitos exigidos pela vaga. Ele não pode conter erros ortográficos e precisa demonstrar de maneira clara e objetiva quais são as competências e experiências que o capacitam para a oportunidade.

Se você estiver com CV completo, do jeito que tem de ser, continue lendo esse artigo que daremos algumas dicas que podem ajudar a conquistar essa oportunidade.

 

  1. Escolha empresas que combinem com seu perfil

Multinacionais costumam oferecer programas de trainee, sendo assim, é possível encontrar oportunidades desse tipo em diversos segmentos. Procure por aqueles que sejam de seu interesse.

Se a sua paixão são os cosméticos, ainda que seu curso seja finanças, direito ou comunicação, não faz sentido se inscrever em empresas do agronegócio, por exemplo. Ter autoconhecimento sobre predileções, motivações e o que o energiza vai ajudá-lo a se engajar nos desafios do processo seletivo e consequentemente a ter uma melhor performance.

 

  1. Vasculhe informações sobre a companhia

Essa dica complementa a primeira. Ao saber qual área deseja atuar, não vai bastar “amar” o assunto. Você terá de ir além. Nossa sugestão é que faça uma varredura em busca de informações sobre a empresa para a qual irá se candidatar. Isso será especialmente importante em algumas etapas do processo e demonstrará empenho e dedicação.

Leia também: Estágio ou trainee quando se candidatar?

Informe-se sobre a história da organização, a cultura, o modelo de negócio, os serviços e produtos que ela oferece, a concorrência e o que mais encontrar a respeito. Aí é só esperar o momento certo para demonstrar que fez a lição de casa.

 

  1. Desenvolva as competências necessárias

Embora as vagas de trainee não exijam experiência prévia, há requisitos importantes que precisam ser atendidos. Entenda o que a empresa para a qual está se candidatando busca em um trainee. Para isso, vale a pena até mesmo buscar contato com ex-trainees — o LinkedIn é uma boa ferramenta para fazer essas buscas e iniciar conversas — para que eles lhe deem dicas.

No mais, esteja atento às exigências técnicas e às competências comportamentais descritas no site oficial do programa de trainee. E corra atrás das exigências para se adequar, ao máximo, ao perfil.

Lembrando que, em 2020, diversas companhias importantes tiraram de seus processos de trainee exigências como falar inglês fluente ou estudar numa universidades de renome.

 

  1. Tenha paciência e se prepare emocionalmente

Esta não é uma dica prática, mas é bem importante. Processos seletivos de programas de trainee costumam levar tempo: o processo pode durar até quatro meses e as etapas são várias, como testes online, entrevistas, dinâmicas, painel com líderes e admissão. Na Companhia de Estágios, os sites dos programas de trainee que estão abertos mostram todas as fases. Procure saber como serão cada uma das etapas e busque conselho de colegas ou profissionais que já tenham passado pelo mesmo processo.

A Alcoa, uma das maiores empresas de alumínio no mundo, está selecionando trainees. Saiba mais aqui.

Entre no site da Companhia de Estágios e fique de olho em outras oportunidades.  Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas e nos siga pelo Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

 

 

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!