Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Empresa júnior? Saiba motivos para estagiar em uma

Já ouviu falar em empresa júnior? Não?! Ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, esse não é o nome dado a uma instituição de pequeno porte. Pelo contrário, elas podem ser muito grandes e extremamente vantajosas para estudantes que ainda estão na universidade e não tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto como funciona o mercado de trabalho.

Cada vez mais adotadas por instituições de ensino, as empresas juniores não possuem fins lucrativos e fazem parte de um projeto para que os graduandos aprendam sobre o mundo corporativo antes mesmo de chegarem ao mercado formal. É tudo tão realista que os jovens têm cargos estabelecidos e são cobrados como “gente grande”. Legal, né?

Apesar de não oferecer bolsa-auxílio aos estudantes, as organizações oferecem todo o apoio e direcionam professores para orientar os alunos e ajudá-los na solução de problemas. Ficou interessado nesse estilo de empresa? Então confira mais algumas vantagens que essas instituições podem trazer para o seu currículo:

Aprendizado na prática

Por mais que as aulas, oficinas e seminários sejam muito importantes na formação de um profissional, é fundamental colocar a teoria em prática não é mesmo? E é justamente para isso que as empresas juniores existem: com serviços, produtos e clientes reais, essas instituições funcionam como uma espécie de “laboratório” para que os graduandos aprendam, na prática, como funciona a realidade das suas profissões.

Aliás, essa experiência pode ser muito interessante para aqueles que ainda não se sentem suficientemente seguros para disputar uma vaga convencional. Elas são ideais para os alunos que ainda estão nos primeiros semestres da faculdade e ainda encontram certa dificuldade para ingressar no mercado de estágio. Por terem uma rotina que prepara o estudante para os desafios da carreira, podem deixá-los mais competitivos para quando forem disputar processos seletivos. E tem mais: assim como uma empresa comum, a júnior também é dividida em áreas como financeiro, marketing, administrativo, comunicação e até legislativo. Demais, né?

Desperte sua liderança

Tem o sonho de um dia ter seu próprio negócio? Então participar de um projeto como esse pode ser uma boa prova, pois essas empresas são administradas pelos próprios alunos, o que é ideal para que todos desenvolvam um lado empreendedor e aprendam mais sobre gestão financeira, de pessoas e de qualidade.

Além disso, nesses espaços, dependendo da sua profissão, você pode desenvolver novos produtos, fazer projetos para outras instituições, consultorias e até trabalhar com recursos humanos, ajudando a recrutar outros alunos que queiram ingressar na empresa júnior.

Amplie seus contatos

Normalmente, as empresas juniores prestam serviços para empresas em crescimento que necessitam de auxílio nas áreas administrativas, jurídicas, de marketing ou comunicação e não possuem renda suficiente para pagar uma agência formal. Por conta disso, essas instituições cedem um valor simbólico que é revertido para a universidade. Legal, né?

Mas, mais do que ajudar sua universidade, participar de uma empresa júnior é uma grande oportunidade de conhecer profissionais experientes e estabelecer contatos que podem te ajudar muito no futuro. Como essas empresas estão em constante contato com seus clientes, elas representam uma boa porta de entrada para os estudantes no mercado formal. Afinal, nela, você tem a chance de mostrar todo seu potencial para pessoas que já estão trabalhando e que podem, eventualmente, te indicar para alguma vaga.

Então por que não aproveitar e aumentar seu networking? Como representante de uma empresa júnior, você pode participar de conferências, reuniões, e, até mesmo, associações, ampliando ainda mais seu círculo de contatos profissionais.

Currículo diferenciado

Participar de uma empresa júnior é bastante enriquecedor não só para sua experiência acadêmica, como também profissional. Afinal, esse tipo de instituição te oferece a oportunidade de chegar ao mercado de trabalho com certa experiência e acostumado à rotina corporativa. E contar com esse diferencial pode fazer toda diferença na hora de concorrer a uma vaga de estágio ou até mesmo um posto efetivo.

Então, que tal conhecer melhor esse modelo de aprendizado e valorizar ainda mais seu currículo? Procure saber se a sua universidade oferece esse tipo de projeto e entre de cabeça! Se quiser aumentar ainda mais suas chances de ingressar no mercado, se cadastre no site da Companhia de Estágios e fique preparado para receber vagas incríveis e ideais para seu perfil profissional. Quer mais dicas? Não deixe de conferir nossa página no Facebook e nosso canal do YouTube!