Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Como funciona o estágio home office? Guia para estudantes

Estágio home office: como funciona, vantagens e vagas abertas
O estágio home office pode ser uma realidade muito mais comum nos próximos anos, já que a própria lei do estágio não apresenta restrições ao modelo. O que é observado, é que as vantagens proporcionadas por essa modalidade são muito atrativas aos estudantes.

Se o cenário desafiador de conciliar os estudos com um estágio tomava muita preocupação dos estudantes, o modelo home office pode ajudar muito. Isso porque a comodidade de trabalhar de casa torna as rotinas dos estudantes muito mais adaptáveis.

Que tal conhecer as vantagens e vagas de estágio home office? Confira nosso artigo e descubra-as!

 

Veja também: Dicas de redação para entrevistas de emprego.

 

É possível fazer estágio home office?

A pandemia acentuou a necessidade do teletrabalho em todos os setores do mercado de trabalho. Embora tenha sido um grande gatilho para o desenvolvimento desses jovens talentos, a crise causada pelo covid-19 não foi o único motivador para se manter esse regime.

Isso porque uma pesquisa feita em toda América Latina, pelo Workana, mostrou que mais de 84% dos líderes entrevistados pretendem permanecer com o regime.

Por isso, a resposta é que sim, é muito provável que o estágio remoto seja cada vez mais acessível aos estudantes.

A realidade do home office representa maior flexibilidade aos profissionais que iniciam sua vida profissional por meio do estágio. Ainda assim, vale ressaltar a alta necessidade de organização e foco para executar as tarefas de casa.

Conheça a Companhia de estágios e descubra as melhores oportunidades do mercado para estagiários e jovens!

O que diz a nova legislação?

A lei que regulariza o teletrabalho, de maneira geral, está prevista na constituição, no art. 75 da lei 13.467. Apesar de ainda não apresentar regulamentações claras, a principal diferença está na flexibilidade de horários.

No caso do estagiário, como não há vínculo empregatício CLT, e na modalidade remota também há a ausência do vale-transporte. Vale lembrar que os horários algumas vezes podem ser flexíveis, e as atividades se regularizam muito mais por meio das tarefas entregues.

Como funciona o estágio home office?

Em uma tradução literal, home-office significa escritório em casa. Consequentemente, esse modelo de estágio é feito de forma que o contratado não precisa se locomover até a empresa para prestar serviços.

Pode-se dizer que o regime funciona como um teletrabalho, onde o profissional é livre para trabalhar de sua própria residência. Estando fora das dependências da empresa, portanto, o estagiário presta serviços com seus próprios meios.

Nessa modalidade, portanto, é comum que os profissionais nem sequer tenham contato presencial com suas chefias. Além disso, a autogestão e a capacidade de organizar os próprios horários é muito mais acessível para quem trabalha nesse modelo.

Vantagens do estágio home office

Apesar de não contar com uma supervisão constante e um alto contato com superiores, existem diversas vantagens de trabalhar em casa. Para o profissional, podemos listar:

  • Flexibilidade de horários: algumas vezes, o regime home office não requer a dedicação fixa de 6 horas diárias de trabalho para o estagiário, podendo ser acordado entre a empresa e o profissional;
  • Maior autonomia na organização de tarefas;
  • Melhora na qualidade do trabalho, já que é possível exercer as tarefas de forma mais confortável pela própria residência e equipamentos;
  • Economia de tempo e recursos, já que não há a necessidade de se locomover pela cidade até a empresa;
  • Melhor acesso aos superiores, já que a disponibilidade aumenta por vias como WhatsApp e outros meios de acesso.

A possibilidade de menos tráfego de veículos nos horários de pico também é um grande ponto que o modelo de trabalho promove, não só para estagiários. Com o home office, há outras opções de trabalho que não envolvem enfrentar trânsito e engarrafamentos, o que diminui os atrasos que comprometem a produtividade.

 

Conheça e aplique o programa de Estágio de Férias da Companhia de Estágios!

 

Direitos e deveres dos estagiários no teletrabalho

Primeiramente, o estágio home office continua sendo um modelo de trabalho regularizado por contrato. Por não possuir as mesmas propriedades do regime CLT, as obrigações e direitos do estagiário diferem de um colaborador regular.

Sendo assim, esse profissional possui direito de ser supervisionado em todo o expediente — no caso do modelo, de forma remota — colocando em prática seus aprendizados e adquirindo conhecimentos práticos de sua área de atuação.

Por outro lado, o estagiário ainda possui a obrigação de manter uma boa frequência em sua instituição de ensino. O estudante, portanto, deve manter uma frequência mínima de 75% na instituição, além de ter responsabilidade com as tarefas do estágio.

Dicas para tornar o estágio em casa mais produtivo

dicas para aumentar a produtividade no home office
Manter o foco ao trabalhar em casa pode ser uma tarefa muito complicada, em especial para quem está na primeira experiência home office. Para aumentar a produtividade e manter a qualidade das tarefas, separamos algumas dicas:

  • Separe um local exclusivo para o trabalho;
  • Avise familiares que moram com você dos horários de atividade, para evitar interrupções;
  • Não misture atividades acadêmicas com o estágio, busque organizar sua rotina e separar muito bem cada uma das atividades;
  • Busque uma comunicação ativa com seu gestor, pelos canais disponíveis, como e-mail, WhatsApp e outros. Caso tenha problemas com os equipamentos, não deixe de comunicar a organização;
  • Se encontrar empecilhos para realizar suas atividades, não aguarde o contato dos superiores, busque solucionar problemas contatando-os sempre que considerar necessário.
  • Seja rigoroso quanto à rotina e evite desobedecer os horários, já que isso pode sobrecarregar e afetar sua produtividade posteriormente.

Vagas de estágio em home office abertas

Existem empresas de grande porte que oferecem vagas para estagiários, e o modelo de home office é cada vez mais recorrente. Não deixe de explorar essas essa nova oportunidade em uma organização que contribuirá para seu aprendizado.

A Companhia de Estágios conta com empresas parceiras que disponibilizam vagas de estágio home office frequentemente. Conheça nosso programa!

confira os programas de estágio abertos na Companhia de Estágios

Conclusão

A transformação digital do mercado de trabalho já pode ser observada até mesmo nas vagas para profissionais iniciantes.

O estágio home office é um novo modelo que pode contribuir tanto para a empresa quanto para os profissionais, por isso ganha muito destaque nesse momento de transformação.

Conte conosco para garantir uma grande oportunidade no mercado de trabalho com um estágio home office que se encaixa em sua rotina. A Companhia de Estágios oferece as melhores vagas para quem deseja se destacar no mercado!