Blog

Artigos

Estágio longe de casa – vale a pena mudar de cidade por uma oportunidade?

Embora a maior parte das vagas de emprego se encontrem nos grandes centros urbanos, é cada vez mais comum que fábricas e multinacionais se instalem em outros municípios, gerando oportunidades interessantes em filiais situadas em cidades satélites. Para algumas áreas, inclusive, essa oferta é até mais comum, como no caso da indústria, engenharia e agronegócio.

Por isso, se você está numa profissão desse tipo, pode ser que uma hora essa oportunidade de se mudar surja. E ela pode acontecer mais cedo do que você espera: no estágio. Já pensou como seria a troca de endereço em busca de mais aprendizado? De fato, é preciso levar em consideração diversos fatores, além da locomoção como, por exemplo, o salário, o mercado de trabalho na região e até mesmo sua vontade de se mudar. E, por essa ser uma decisão difícil de ser tomada, separamos algumas dicas que podem te ajudar a ponderar os prós e contras. Confira:

Impacto na família

A primeira coisa a se fazer ao pensar em mudar de cidade é se reunir com a família. É importante discutir com seus pais ou companheiro, se vale a pena o descolamento e se de alguma forma essa decisão afetará nas relações pessoais ou no aspecto financeiro da casa. Além disso, é importante avaliar se o salário recebido fará valer a pena a mudança de endereço e se você conseguirá pagar todas as despesas sem ser necessário a ajuda financeira de outras pessoas.

Mudança de vida

Mudar de cidade significa alterar os hábitos e começar do zero. Em um novo endereço, você terá que se adaptar à rotina do local, conhecer a localização de estabelecimentos comerciais importantes e também sentir se a cidade atende o seu estilo de vida. Por exemplo, se você é uma pessoa que gosta de sair para balada, saiba se há esse tipo de entretenimento no local. Ou, se por exemplo, você é do tipo que gosta de praticar exercícios físicos, verifique se a cidade te oferece a opção de academia ou apenas parque e praças.

Vou me bancar sozinho?

Quando o emprego envolve uma mudança de vida tão grande, é preciso levar em consideração se você receberá o suficiente para se sustentar no local. Por isso, caso surja essa proposta, tente negociar o salário oferecido para que seja equivalente ao custo de vida da cidade. Antes de combinar com a empresa, faça uma pesquisa do custo de vida para que saiba se é equivalente ao oferecido. Isso porque, de nada adianta ter um salário mais alto se é mais caro comer, viver e morar na nova cidade. Caso a oportunidade de crescimento profissional seja considerável, analise também a possibilidade de ajuda financeira dos seus pais ou familiares, caso eles possam te ajudar durante esse período de aprendizado.

Investigue a reputação da empresa

Antes de aceitar a proposta da empresa, pesquise a reputação da instituição e a importância dela para a região onde está alocada. O ideal não é ouvir apenas a própria organização, já que sempre irão promover sua imagem, mas também pesquisar nas redes de contato, sites de RH e redes sociais o que as pessoas dizem sobre o serviço oferecido e a relação da empresa com os clientes.

Mercado de trabalho na região

Sair da sua cidade para uma oportunidade pontual de estágio é um tanto quanto arriscado, não é mesmo? Isso porque, se o local onde você for morar não for tão desenvolvido para a sua área profissional, é capaz que você corra o risco de se isolar do mercado de trabalho e tenha mais dificuldade para arrumar um emprego se tiver que sair do estágio. Por isso, além da reputação da empresa, aprofunde a pesquisa na região que vá morar ou converse com o RH da instituição para saber se há pretensões de ser registrado, caso tenha um bom desempenho. Considere que algumas áreas costumam, historicamente, ser mais atraentes para quem mora no interior, oferecendo melhor remuneração, benefícios e, claro, qualidade de vida. Não se esqueça de analisar, também, a concorrência dos processos seletivos da região.

Gosta da ideia de se mudar para outra cidade em busca de aprimorar os estudos? Então aumente suas chances se inscrevendo gratuitamente no site da Companhia de Estágios e encontre uma empresa confiável no mercado de trabalho. E, para receber dicas  como essas, nos acompanhe no Facebook ou no canal do YouTube!

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!