Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Falta de tempo? Conheça estratégias que ajudam a conciliar os estudos e o estágio perfeitamente

O mau gerenciamento do tempo é um problema em comum a muitas pessoas, especialmente àquelas que enfrentam a jornada dupla: estágio e faculdade. O trânsito das grandes cidades, os trabalhos acadêmicos e afazeres domésticos são fatores que ajudam ainda mais a complicar os horários e transformar tudo em uma “correria”. Mas a boa notícia é que existem algumas estratégias de otimização para conciliar todas as atividades do dia a dia sem enlouquecer e ainda arranjar um espaço na agenda para descanso e vida social. Quer saber mais? Então confira a seguir dicas valiosas para aprender a gerenciar melhor o seu tempo.

Estabeleça suas prioridades

O primeiro passo é organizar sua rotina para ter uma visualização mais detalhada de suas atividades diárias. Para isso, é possível fazer listas ou tabelas que ajudem a memorizar todos os afazeres e verificar seu grau de importância. Dessa forma, você pode estabelecer quais as tarefas mais urgentes, as fundamentais e as secundárias. Classificar e hierarquizar as atividades do dia a dia ajuda a melhorar a fluidez de toda a rotina e não deixar nada para depois ou pela metade. É preciso lembrar apenas que isso pode mudar conforme os dias vão passando, portanto, antes de iniciar mais uma semana é sempre bom separar alguns minutos para rever a lista e, se for preciso, reorganizar algumas tarefas e definir as prioridades novamente.

Crie um cronograma

Após estabelecer as prioridades e ter em mãos uma lista que contemple a urgência e grau de importância das tarefas, é possível montar um cronograma, que nada mais é do que definir a ordem e o tempo gasto em cada atividade, separado pelos dias da semana, com prazos para iniciar e terminar cada uma delas. Além de proporcionar uma melhor visualização, o cronograma permite a definição de quanto tempo será investido, por isso é importante mantê-lo em um local de destaque, para acompanhá-lo regularmente e se inteirar do que já foi feito e o que ainda está pendente. Assim fica muito mais fácil agendar ou adiar os compromissos.

Não se sobrecarregue

Assumir mais responsabilidades do que consegue cumprir é um erro que muitas pessoas cometem, tanto no ambiente profissional como na sala de aula. Em trabalhos em grupo, por exemplo, dedique-se apenas a sua parte, aprenda a dividir as tarefas e delegar funções aos outros integrantes. Já na empresa, caso não esteja conseguindo desenvolver todas as atividades dentro dos prazos, peça ajuda, converse com seus superiores e negocie uma agenda mais flexível ou um menor número de tarefas por vez, afinal, você é um profissional em formação e o estágio é o lugar ideal para aprender e se desenvolver. Por isso, exponha suas dificuldades e seus gestores certamente te ajudarão a superá-las.

Organize grupos de estudos

Já ouviu aquele ditado que diz: “uma mão lava a outra”? Na vida acadêmica ele é muito válido e deve ser colocado em prática por todos os estudantes. Se aproximar daqueles colegas de classe com quem você possui mais afinidades pode ser muito útil na hora de desenvolver trabalhos em grupo ou se preparar para provas, afinal, além de dividir as tarefas vocês também podem compartilhar os conhecimentos. Talvez seu amigo tenha mais facilidade em um assunto que você não domina tanto e vice-versa, portanto, trocar conteúdos, tirar dúvidas e estudar junto pode fazer a diferença e ajudar a otimizar ainda mais o seu tempo.

Aproveite os benefícios da Lei do estágio

Segundo a Lei do estágio (nº 11.788/08), além de não poder ficar depois do horário de trabalho estipulado em contrato, nem fazer horas extras, o estagiário também tem o direito de ter a carga horária de trabalho reduzida, no mínimo, pela metade durante a semana de provas, caso a instituição de ensino adote verificações de aprendizagem periódicas ou finais. No entanto, é preciso avisar a empresa com antecedência, apresentando uma declaração que conste o período e datas das avaliações. Essa medida é imposta pela lei justamente para reforçar o caráter do estágio, que é um complemento à formação e aprendizado do aluno, portanto, deve garantir o bom desempenho do estudante.

Desacelere e recarregue as energias

Mesmo em meio à correria do dia a dia, é preciso separar um tempo para cuidar de si mesmo. As atividades de lazer e descanso também devem integrar o cronograma semanal, mesmo que em menor proporção. Já os cuidados básicos com alimentação, sono e descanso são fundamentais e não podem ser negligenciados, por isso, reserve um tempo para essas atividades e não sacrifique sua saúde. Além disso, aproveite outro benefício da Lei do estágio: as férias. Isso mesmo, apesar de não caracterizar vínculo empregatício, o programa de aprendizagem também dá direito ao período de descanso, por isso, se programe e aproveite suas férias para recarregar as energias, fazer um curso livre, se dedicar a uma atividade que vinha adiando e descansar bastante para voltar com as forças renovadas e melhorar seu desempenho tanto em seu estágio quanto na sala de aula.

Gostou das dicas? Então continue acompanhando o blog da Companhia de Estágios e conheça melhor todas as vantagens desse período de aprendizagem. Ainda não está em uma empresa? Então entre agora no nosso site para se candidatar gratuitamente a vagas incríveis.