Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Artigos

Superdicas: evite estes 3 erros e tenha sucesso no estágio

por Tiago Mavichian, fundador e Human Resources Director da Companhia de Estágios

1.   Comportamento reativo

No começo da carreira, é natural que o medo de errar te impeça de propor soluções dentro do trabalho, mas, atenção: esperar, a todo momento, pela ordem de superiores para realizar até as tarefas mais simples pode ser encarado como um comportamento reativo, uma característica indesejada no mundo profissional.

Ser reativo significa, basicamente, tomar atitudes somente quando você é acionado, ou seja, sua postura sempre vai depender do comando de outra pessoa. Embora a passividade diminua as chances de você cometer deslizes, lembre-se que as empresas procuram por colaboradores proativos para ocupar os cargos de chefia. Mas, mais do que minar suas chances de ser efetivado, a falta de atitude no estágio pode ser interpretada como despreparo ou pior, comodismo.

LEIA TAMBÉM
Limites do estágio: quando o excesso de trabalho configura vínculo
Estágio longe de casa – vale a pena mudar de cidade por uma oportunidade?
Jovem Aprendiz x Estágio: entenda as diferenças e qual o melhor modelo para cada empregador

Como evitar?

Use a inteligência emocional: avalie se o seu comportamento está ligado à insegurança. Se for o caso, comece a ser espontâneo no que diz respeito a tarefas que você já domina e que não dependam, diretamente, da validação de outras pessoas.

Comece também a avaliar sua rotina de trabalho. Se você enxergar uma oportunidade de melhoria em algum processo, converse com seu supervisor! A proatividade não é, necessariamente, fazer tudo sem a ajuda dos outros, mas compartilhar soluções com outras pessoas. E isso conta muitos pontos!

2.   Intransigência

Você sabe por que as empresas contratam estagiários? Porque elas buscam renovação, não só de talentos, mas também de ideias. Sendo assim, uma característica que realmente não combina com um estagiário é a intransigência, ou seja, a resistência à mudança.

Sabe aquele tipo de pessoa que sempre reclama de novas propostas ou faz corpo mole quando precisa alterar algum aspecto da rotina de trabalho? Pois bem, um sujeito inflexível pode ser visto como um obstáculo para o andamento de um projeto e pode ser descartado por não colaborar com o progresso da empresa.

Como evitar?

A autoavaliação também é essencial para lidar com a intransigência e, nesse momento, trabalhar seus medos é parte fundamental do processo. Se pergunte por que mudar lhe incomoda tanto. Muitas vezes, essa resistência pode estar ligada ao receio de não conseguir se adaptar ao novo, mas, lembre-se que toda mudança é também uma oportunidade de crescimento. Tem mais: a capacidade de se ajustar é supervalorizada pelas empresas!

3.   Pessimismo

Ninguém merece conviver com alguém que, mesmo antes de as coisas acontecerem, coloca milhares de empecilhos. Claro que, quando estamos falando do ambiente de trabalho, é preciso planejar e ter cautela, especialmente se você é estagiário e precisa conquistar a confiança de todos. Mas, não é por somente expor as falhas e dificuldades que você será reconhecido: a negatividade é tóxica e pode afetar todos a sua volta. Sendo assim, que tal uma atitude mais positiva diante dos desafios?

Como evitar?

Embora seja inevitável lidar com alguns pepinos na vida profissional, quando você encarar um problema, pense sempre nas lições que podem ser tiradas dessa situação. Se você vai expor uma falha, por exemplo, procure trazer soluções, assim você não passa a impressão de alguém que está somente criticando.

>>>Siga a Companhia de Estágiso no Instagram

Ser menos pessimista também depende muito da sua sensibilidade, por isso, observe seu comportamento no dia a dia e tente identificar o que pode estar por trás desse sentimento: stress, insatisfação, ansiedade, etc. Se for preciso, tire um tempo para relaxar, esfriar a cabeça e, depois, volte a encarar o problema.

Se você quer ter sucesso no estágio, coloque essas dicas em prática e veja como a experiência será muito mais proveitosa! Agora, se você ainda está em busca da oportunidade ideal, acesse agora o site da Companhia de Estágios e se inscreva gratuitamente. Assim, você fica por dentro das melhores vagas do mercado!

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!