Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Conheça os 7 filmes inspiradores para seu estágio

Dizem que, nos dias atuais, uma boa prova de amizade ou de relacionamento sério é compartilhar a senha daquele famoso site de filmes e séries online com os amigos ou com o crush, não é mesmo? Afinal, graças a essas plataformas ficou muito mais fácil fazer uma sessão de cinema sem sair de casa. Agora, vamos combinar: se tem uma tarefa que não é nada fácil é encontrar a atração ideal no meio de tanto conteúdo disponível na rede, certo?

Por isso, vamos te dar uma dica de ouro: que tal unir o útil ao agradável e, ao mesmo tempo em que se diverte com um filme, você também consiga aprender grandes lições para sua vida profissional? Isso mesmo! A sétima arte conta com vários títulos que, além de serem ótimas opções de entretenimento, carregam mensagens inspiradoras que podem te incentivar a encarar novos desafios na carreira! Então #seliga e aperta o play!

1.     Joy: o nome do sucesso

O primeiro filme da lista retrata a história de Joy Mangano, vivida pela atriz Jennifer Lawrence, uma mãe divorciada que enfrenta dificuldades para cuidar dos dois filhos e da avó doente, que mora com ela. Após a partida do pai, resta a Joy a responsabilidade de assumir as contas de casa. Por ficar a maior parte do tempo com a família, cuidando das tarefas domésticas, a rotina se torna cada vez mais pesada para a protagonista, sem contar as dificuldades financeiras que só aumentam. É nesse momento que, Joy tem uma grande ideia: criar um esfregão mais prático e seguro que os convencionais, justamente para poupar seu tempo e facilitar a faxina.

Certa de que essa era uma boa sacada, ela investe no produto e corre atrás de maneiras de divulgá-lo para outras donas de casa. Depois de muitas tentativas, Joy tem sucesso e seu produto se torna um fenômeno de vendas nos anos 90.  Graças a sua garra, persistência e fé no seu produto, Joy se tornou uma grande empresária americana, dona de um império avaliado em milhões. Demais essa história, não?

Dentre as maiores lições do filme estão: a importância de dar o primeiro passo para mudar algo que esteja nos incomodando e, também, não nos darmos por vencidos diante de uma situação adversa, mas sempre buscarmos formas de nos reinventar.

2.     A teoria de tudo

Indicado ao Oscar de 2015, rendendo o prêmio de melhor ator ao protagonista Eddie Redmayne, o filme é uma cinebriografia do renomado físico Stephen Hawking. A história começa retratando a juventude de Hawking que, ainda estudante na Universidade de Oxford, descobre que sofre de uma doença degenerativa fatal, que o deixaria gradativamente sem suas funções motoras.

Inspirado no livro “My Life with Stephen”, escrito pela primeira esposa do físico, Jane Wilde, o filme mostra as dificuldades que o casal enfrentou com a progressão da doença e o apoio incondicional de Jane para que o físico continuasse seu trabalho.

Aclamada pela crítica, a película retrata a forma rápida como a esclerose lateral amiotrófica tomou conta de Hawking que, ainda jovem, já necessitava da ajuda de outras pessoas para fazer atividades básicas como tomar banho ou até mesmo comer, sobretudo de sua esposa.

Apesar de sofrer de uma doença degenerativa, o que impressiona quem assiste ao filme, é que Hawking continua com o cérebro sem nenhum dano e desenvolve teorias extremamente importantes para a humanidade. Mesmo desenganado pelos médicos, que disseram que ele viveria poucos anos, e do atrofiamento de todo seu corpo, o físico jamais desistiu da carreira e, até hoje, surpreende o mundo com seu brilhantismo.

Considerado um dos maiores físicos da atualidade, Stephen contribuiu muito para o desenvolvimento de teorias e fórmulas utilizadas até hoje por muitos cientistas para entender (e descobrir) particularidades do universo. Dentre suas teses, uma das mais conhecidas é a de que partículas sugadas por um buraco negro deixam rastros na parte externa do fenômeno, o que contraria a teoria geral da relatividade de Einstein. Demais, não? Então que tal conferir esse filme e se inspirar na história de vida de uma das maiores mentes do século XXI?

3.     Forrest Gump: o contador de histórias

“Run Forrest, run”, quem não se lembra dessa famosa frase que se tornou viral entre todos que já assistiram essa verdadeira obra-prima? Com certeza você já deve ter visto esse clássico do cinema na televisão ou até mesmo nas plataformas digitais de filme, não é mesmo? Pois bem. Com um coração puro e QI abaixo da média, Forrest Gump (Tom Hanks) se envolve em momentos extremamente importantes na história dos Estados Unidos como, por exemplo, a Guerra do Vietnã. Mas, tudo isso sem esquecer seu amor de infância, com quem sempre desejou viver um romance.

Dentre os muitos episódios de superação e ensinamentos do filme, um em especial serve para que você leve como lição para a vida: após ser abandonado por sua namorada, Forrest decide partir e correr por todo o país, mas, após três anos enfrentando esse desafio, ele decide que finalmente deve voltar pra casa e encarar a realidade. Mas afinal, o que esse filme ensina? Em primeiro lugar, que uma hora ou outra você terá que encarar os obstáculos da vida de frente e, o quanto antes, melhor. E, em segundo, que não importam suas limitações, você deve ser perseverante para conquistar seu sonho e ter dedicação a tudo que se propõe a fazer.

4.     Os estagiários

Um misto de comédia com drama, esse filme retrata a história de dois vendedores de relógios de grife, Billy McMahon (Vince Vaughn) e Nick Campbell (Owen Wilson) que perdem seus empregos após uma queda nas vendas e se veem desempregados ainda levando uma vida de alto padrão. Sem rumo, os dois se candidatam ao programa de estágios do Google.

Com 40 anos de idade e poucas habilidades técnicas, os personagens se misturam a jovens conectados ao mundo virtual e que, apesar da adversidade entre idades e conhecimentos, se ajudam para conquistar uma vaga de emprego na empresa.

Se você ainda não assistiu esse filme, vale a experiência! Pois, além de retratar de maneira cômica a divergência entre as gerações, ele ainda ensina valores importantes. Como, por exemplo, a adaptação a diferentes situações, a persistência e, principalmente, se arriscar em alguns momentos em busca de novas oportunidades.

5.     Menina de Ouro

Consagrado pela crítica, o filme retrata a história de Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), uma garçonete de 30 anos que, com pouco dinheiro para investir em sua carreira como boxeadora, contrata um grande lutador de boxe para treiná-la para uma competição. Apesar de estranhar a proposta, o empresário acaba comovido com a perseverança da moça, que constrói uma brilhante jornada.

Depois de muitas lutas e o avanço em suas técnicas, a garçonete consegue o que tanto queria: disputar o cinturão. Porém, um episódio inesperado a tira do embate e comove a todos que batalharam para que ela conquistasse sua carreira. A grande mensagem por trás dessa trama é a determinação da personagem principal que supera todos os obstáculos e preconceitos para alcançar seu sonho. Outra importante é a de acreditar na sua capacidade para alavancar a carreira profissional.

6.     Um senhor estagiário

Como já diz o título da película, essa é a história de um estagiário mais velho, vivido pelo ator americano Robert De Niro, chamado pela jovem CEO de uma empresa, interpretada pela atriz Anne Hathaway, para recomeçar a carreira profissional e se ocupar um pouco. Aceitado o convite, os dois iniciam uma amizade que rende muitas risadas ao longo do filme, mas também muitos assuntos que provocam boas reflexões.

Ao longo da historia, os dois personagens descobrem que não são “perfeitos” como sempre se viram e, percebem alguns aspectos que podem ser mudados ao longo da vida profissional e pessoal. Ficou curioso? Então não deixe de assistir esse incrível filme que traz como ensinamento o conflito de gerações, o respeito aos mais velhos e a troca de experiências.

7.     À procura da felicidade

Sucesso interpretado pelo ator Will Smith como Chris Gardner e seu filho, Jaden Smith como Christopher, o filme retrata a história de um homem abandonado pela mulher e que tem como missão cuidar do filho de cinco anos, enquanto busca formas de pagar as contas de casa. Após tentativas mal sucedidas de vender produtos e buscar um empréstimo, o pai consegue uma vaga de estágio não remunerado em uma das maiores corretoras de ação dos Estados Unidos. Com a esperança de ser efetivado ao final do programa, Chris dedica todo seu tempo e esforço para conquistar a vaga tão desejada.

Depois de muito sacrifício, ele conquista seu objetivo, é reconhecido pelo seu empenho e inteligência por seus superiores e, finalmente, tem uma situação financeira estável que permite que ele cuide do filho adequadamente. História interessante, não é mesmo? Esse filme passa a lição de que é preciso correr atrás dos seus sonhos e ser perseverante para se ter sucesso na vida. Por isso, se ainda não assistiu, fica a dica.

E aí, gostou? Então não perca tempo: chame a galera para curtir esses filmes interessantes e inspiradores. Aliás, essas histórias podem te ajudar a construir um perfil profissional para arrumar um bom estágio. Não tem um? Então se inscreva gratuitamente no site da Companhia de Estágios e fique por dentro das melhores oportunidades!