Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Home-office e flexibilidade no estágio? Saiba como administrar essa rotina

Quem nunca sonhou em trabalhar em casa e se livrar do clima formal do escritório? Já pensou não ter que encarar a superlotação dos transportes públicos ou a lentidão do trânsito? Para se ter uma ideia, atualmente gastamos mais de uma hora por dia no trajeto de casa ao trabalho ou faculdade, segundo pesquisa da Confederação Nacional das Indústrias; e essa é uma das maiores frustrações da rotina do brasileiro.

Mas, felizmente, para a alegria da galera, o avanço da internet fez com que algumas empresas oferecessem aos seus funcionários a opção de, ocasionalmente, realizar as tarefas no conforto de casa – o famoso home-office. Este modelo traz uma série de benefícios tanto para o funcionário — que deixa de se expor aos estresses do deslocamento de casa ao trabalho —, quanto para a empresa, que tem diversos custos reduzidos em sua estrutura e funcionamento.

Mas, se você é aspirante a uma vaga que ofereça esse benefício, vale lembrar que, no momento em que este desejo se torna realidade, surgem muitos outros desafios, por isso é importante estar preparado! Para te ajudar nessa empreitada separamos algumas dicas valiosas, #seliga:

Estágio em casa?

Trabalhar em regime home-office – expressão inglesa que, em tradução literal, quer dizer: “escritório em casa” –, mesmo que seja em período parcial, parece uma tarefa fácil, porém, exige mais maturidade e organização para não diminuir o rendimento das atividades.

Essa tendência do mercado acompanha outra muito apreciada pelos jovens, que estabelece uma jornada de trabalho com horários mais flexíveis. Mas essas modalidades desejadas também trazem benefícios às empresas, que conseguem economizar espaço, água, luz e vale transporte, por exemplo. Além de contribuir para a motivação e qualidade de vida do funcionário.

É fato que esse benefício é oferecido, na maioria dos casos, para quem ocupa vagas efetivas, mas, dependendo da empresa, estagiários também podem disfrutar do home-office. Embora muitos acreditem que para aprender é preciso estar presente, existem cargos e situações em que o estagiário pode ser instruído, supervisionado e, porque não, testado, à distância. Para os empregadores, essa é uma excelente oportunidade para avaliar características como produtividade, gerenciamento de tempo e o comprometimento do jovem com suas tarefas.

Cuidado com as distrações

Apesar dos benefícios que o home-office oferece, os profissionais podem encontrar grandes desafios para se encaixarem no esquema: manter o foco nas tarefas e cumprir prazos são as principais dificuldades apontadas, isso acontece por causa das diversas distrações que existem na residência.

Em um ambiente de trabalho convencional a única coisa que se tem a fazer é trabalhar, já em casa há algumas tentações que precisam ser vencidas, como o sofá, o celular, a televisão, a geladeira, os animais de estimação, os filhos, entre várias outras. Por isso, manter o foco nas tarefas do trabalho é um verdadeiro desafio.

Aprenda a trabalhar em casa sem perder o foco

Felizmente, a maioria dos desafios do home-office tem solução fácil e rápida: para funcionar bem, esse regime exige um grande autocontrole e uma dose extra de disciplina. Seja para lidar com as “tentações”, ou para respeitar a hora de começar e de terminar o expediente, organizar o espaço de trabalho e gerenciar o andamento das atividades e não se perder nos prazos. O importante é manter o foco e a organização em dia para aproveitar todas as vantagens dessa modalidade. Veja algumas dicas que poderão te ajudar:

Cada um no seu quadrado: Por mais que você esteja na sua casa, o ideal é preparar um ambiente adequado para trabalhar, separado dos demais membros da família, a fim de evitar interrupções e minimizar as distrações. Pode ser um quarto, sala ou qualquer cantinho que tenha estrutura adequada, ou seja: o que importa é que o espaço seja silencioso e apropriado para a execução das atividades.

Redes sociais: Em casa há uma liberdade muito maior para acessar as suas redes sociais no momento em que bem entender, porém, esta é justamente uma das maiores ciladas do home-office, pois esse habito é o maior culpado pelo atraso das atividades e, por isso, deve ser evitado ao máximo. Deixe o celular de lado e silencie suas notificações de redes sociais, só abra essas plataformas em momentos de pausa ou quando for extremamente necessário #ficadica.

Organização é primordial: Para ter sucesso no seu home-office, você precisa ser uma pessoa extremamente organizada. Arrume seu material de trabalho e deixe por perto tudo o que você realmente precisa para suas atividades, isso evita o desperdício de tempo procurando o que falta. Além disso, na sua mesa deve ter somente o que você usa para trabalhar, pois qualquer outro elemento pode tirar sua concentração facilmente. Outra dica para aumentar a produtividade é montar um cronograma com as metas do dia e tentar cumpri-las.

Estabeleça pausas: Diversas pesquisas apontam que trabalhar direto por várias horas, sem intervalos, reduz a concentração e produtividade, portanto, mesmo em casa, é preciso fazer pequenas pausas, levantar para tomar água, ir ao banheiro, comer alguma coisa e esticar as pernas. Também é importante estabelecer e respeitar o horário do almoço. Depois disso, é só voltar às atividades com as energias renovadas.

Melhor lugar para se trabalhar

Apesar dos desafios, quem consegue administrar bem o tempo e realizar suas tarefas com qualidade em casa, acaba trabalhando melhor e aproveitando muito mais a vida. O home-office evita uma série de situações estressantes no trajeto entre casa e trabalho e o tempo que o colaborador economiza com esse deslocamento pode ser utilizado para praticar atividades que aumentam sua qualidade de vida.

Quem sai ganhando com isso é a saúde e motivação, já que existe a possibilidade de controlar melhor a qualidade das refeições, evitar interrupções que atrapalhem a concentração e reuniões desnecessárias, aumentando o que realmente interessa: a produtividade. Se isso é bom para o colaborador, é melhor ainda para a empresa que o emprega.

Aumente suas chances

Para testar suas habilidades e ter certeza se o seu perfil se encaixa bem em uma empresa flexível, o estágio é a oportunidade perfeita, pois, além de ser o lugar ideal para colocar todo seu conhecimento em ação, ainda é um importante período de experiência que vai te ajudar a aprender na prática e alavancar sua carreira.

Se seu sonho é conseguir uma oportunidade que ofereça home-office e trabalhar, quase, sem sair de casa, então cola no site da Companhia de Estágios e se inscreva gratuitamente, assim você aumenta suas chances e não perde nenhuma oportunidade! Acompanhe quem mais entende do assunto, visite nosso blog e encontre as melhores vagas.

Inclusive, para que você possa receber dicas incríveis dos nossos experts, estamos também no Youtube! Curtiu esse conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e nos siga nas redes sociais para ficar em dia com as melhores dicas e tendências do mercado.