Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Artigos

Linkedin para estagiários: um guia para usar a rede social

Ter um Linkedin é mandatório para qualquer profissional. A rede social é um ótimo meio para fazer networking, estar de olho nas novidades do mercado e, claro, estar mais próximo das oportunidades.

Muitos recrutadores buscam novos talentos no site, outros, preferem usa-la para conhecer melhor os profissionais, uma vez que, a página funciona como uma espécie de currículo online.  Sendo assim, é importante que todos tenham um perfil na rede e conheça as funcionalidades que ela proporciona.

E para o estagiário ou candidato a estágio, não seria diferente. Por mais que muitas vagas sejam divulgadas por site especializados, como o da Companhia de Estágios, os recrutadores estão lá de olho nos talentos que podem ser contratados.

Desse modo, preparamos uma guia para você que é universitário e quer dar uma turbinada no perfil do Linkedin para deixa-lo mais atraente para as empresas.

Ficou curioso? Continue a leitura para saber como usar da melhor forma a rede social e se destacar!

Use uma boa foto no perfil

Embora o Linkedin seja uma rede profissional e o que deve ser levado em consideração são as experiências e formação acadêmica, a foto também é um elemento importante porque humaniza o dono do perfil.

Quando outro profissional entrar em contato, ele saberá com que está falando. Hoje em dia, muito se questiona sobre o tipo de foto que deve ser colocada na página, se dever ser algo mais formal ou mais “descolado”?

Não há uma regra, mas é importante ter senso sobre que tipo de imagem quer passar para outras pessoas, a partir disso, fica mais fácil definir uma boa foto para o perfil.

Ah, não precisamos dizer que a foto deve ter uma boa qualidade, não é?

Perfil do Linkedin sempre atualizado

Já que o Linkedin funciona como uma espécie de currículo online, obviamente, é necessário mantê-lo atualizado.

Se não tiver experiências na área de estudo, sem problemas. Pode colocar outros trabalhos que teve. Se ainda assim estiver em busca de uma primeira oportunidade, no Linkedin há espaço para inserir trabalhos voluntários, idiomas, certificados, cursos, prêmios e graduação.

Ou seja, sem informação a página não vai ficar. Claro, se já tiver estagiando, coloque essa experiência também e descreva as atividades que são feitas diariamente.

Escreva um breve resumo

Na rede social há também um espaço para fazer um resumo profissional. Essa parte funciona muitas vezes como cartão de visita, então é importante falar um pouco sobre experiências anteriores, interesses profissionais, atividades feitas na faculdade, etc.

Também não há regra sobre como escrever, mas o ideal é faze-lo em primeira pessoa, utilizar palavras chave de acordo com o cargo desejado e, claro, prestar muita atenção para não cometer erros de português.

Faça networking

Estar em contato com outros profissionais é uma das grandes vantagens do Linkedin. Não apenas para ficar de olho nas oportunidades, mas também pela possibilidade de aprender com outras pessoas mais experientes.

Uma dica importante é evitar quantidade e preferir qualidade. Faça contato com profissionais que tenham a ver com a sua área de estudo, para que possa trocar experiencias enriquecedoras. Importante: não aja como um robô, comente e curta aquilo que achar interessante com objetivo de adquirir mais conhecimento.

Produza conteúdo

A rede social é também uma ótima ferramenta para disseminar conteúdo por meio de artigos. Aborde temas que estuda escrevendo sobre, divulgando seus conhecimentos para que outras pessoas também possam comentar seus posts.

Outra forma de fazer conteúdo, é mostrando os trabalhos feitos na universidade, algum projeto paralelo ou que foi feito no estágio. Quanto mais espaço abrir para que outros profissionais apreciem seu trabalho e competências, mais oportunidades aparecerão para você.

E aí gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando para ler mais dicas sobre o mercado de trabalho e não esqueça de ficar de olhos nas vagas para aprendiz, estagiário e trainees disponíveis no www.ciadeestagios.com.br . Até a próxima!

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!