Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
RH

Como aplicar o teste DISC para análise comportamental no RH?

perfil disc entrevista

Antes de selecionar um candidato, muitas etapas e testes têm que ser cumpridos, porém isso leva tempo e às vezes o perfil escolhido acaba não sendo o melhor para a vaga.

Por isso, conhecer e aplicar corretamente o teste DISC vai te ajudar a encontrar o candidato certo para vaga, baseando-se na personalidade dominante do candidato.

Essa ferramenta é amplamente conhecida e aplicada em avaliações comportamentais e contribui bastante para fazer um recrutamento mais assertivo para preencher posições abertas nas empresas.

Os resultados do DISC já irão te dar um bom direcionamento para as próximas etapas do processo seletivo, por isso é uma opção tão interessante.

Vem com a gente saber um pouco mais do perfil DISC e como tirar o melhor dele para otimizar seus processos de recrutamento.

Boa leitura.

O que é o teste DISC em RH?

O teste ou perfil DISC é uma análise desenvolvida para identificar os pontos fortes e quais terão que ser desenvolvidos, que são levantados através de um questionário simples.

A ideia é que o candidato responda de forma completamente honesta para que possa ser traçado o perfil o mais aproximado do que é a realidade.

Apesar de ser um questionário a primeira olhada simples, há uma metodologia complexa por trás, por isso não basta pegar qualquer teste de internet e aplicar, é necessário fazer com um validado e aprovado.

Inclusive já existem plataformas digitais de recrutamento que oferecem o perfil DISC.

perfil disco como funciona

Como a metodologia  DISC funciona?

Hoje em dia, com a tecnologia, se tornou algo bem mais presente nas empresas a aplicação do teste DISC, ainda mais em tempos de home office, permitindo que candidatos possam responder o questionário online.

A metodologia na prática é a seguinte: é apresentado ao postulante algumas situações as quais ele terá que responder com o item que tenha mais a ver com a sua personalidade.

Ou seja, é usado para entender qual é a característica mais dominante do candidato mediante a resolução daquelas situações apresentadas no teste.

É por isso que é extremamente importante que seja aplicado um teste seguro que não permita que o aplicante tente burla-lo.

perfil disc quais são

Como o teste DISC é aplicado no RH?

Dentro do contexto de recrutamento, é indicada a aplicação do teste DISC logo nos primeiros momentos, pois quando você entende qual a característica dominante no perfil do candidato, fica mais claro entender se ele realmente deve seguir pleiteando a vaga.

Além disso, o perfil DISC pode servir também para promover funcionários, trazer feedbacks mais assertivos e também desenvolver o colaborador favorecendo os pontos fortes dele.

Dependendo qual etapa o DISC é aplicado ele terá uma função diferente, e até uma recomendação é que você aplique o teste no início da triagem e depois teste mais uma vez lá na frente para confirmar alguns pontos e ter o processo ainda mais ajustado.

perfil disc base

Quais são os 4 perfis comportamentais do DISC?

O teste DISC é disposto em um círculo com as 4 iniciais e foi desenvolvido no início dos anos de 1920 pelo PhD em psicologia e curiosamente criador da Mulher Maravilha, William Moulton Marston,  que na época queria um método para traçar perfis comportamentais de pacientes com transtornos mentais.

Alguns anos depois ele chegou na configuração que é hoje, onde divide a personalidade humana em 4 pontos: Dominance (Dominância), Influence (Influente), Steadiness (Estável, confiável) e Conscientiousness ou Compliance (Conformidade).

Essas iniciais são dispostas em um disco (ou “disc” em inglês) e também traz as iniciais de cada característica.

Vamos conhecer um pouco de cada uma delas:

1. Dominância

A personalidade dominante é aquela da pessoa que resolve os problemas, mesmo sem necessariamente ter todas as soluções a princípio.

É uma característica muito presente em empreendedores de sucesso, que não perdem tempo e colocam a mão na massa sem planejar muito.

No recrutamento pode indicar uma pessoa muito proativa, que não vai descansar até cumprir um objetivo atribuído a ela.

2. Influência

O influenciador é aquela pessoa que gosta de conversar e que consegue se dar bem muito rápido até com desconhecidos.

Geralmente é alguém de muito carisma, ótimo para mobilizar pessoas em torno de um objetivo comum e em construir networking.

Em um processo de seleção, pode indicar um candidato alinhado com a área comercial e vendas.

3. Estabilidade

Costuma ser uma pessoa muito tranquila de se conviver, evitar conflitos diretos e tem um perfil apaziguador.

É a pessoa que está sempre trazendo panos quentes para situações e fazendo ponte entre colaboradores para manter o ambiente agradável.

Para sua empresa, pode se dar muito bem gerenciando equipes, em cargos de supervisão e até suporte ao cliente, pois tende a ser uma pessoa paciente e bom ouvinte.

4. Conformidade

Por último o perfil mais perfeccionista da lista, pois quem tem essa característica dominante está sempre muito ligado aos detalhes dos processos e das tarefas.

Pode ser o tipo de pessoa que demora para começar ou terminar um projeto, justamente por querer que tudo esteja perfeitamente nos conformes.

No seu recrutamento, esse perfil do DISC é bom para ser quem desenvolve processos, faz relatórios ou fiscaliza o compliance da empresa.

perfil disc como aplicar

Como aplicar o teste DISC na sua empresa?

A disposição em disco não é por acaso, pois as letras opostas se complementam e as que estão ao lado ajudam uma à outra.

Ou seja, o perfil D tende a ser mais impulsivo e sair executando as coisas, por isso é bom ter alguém do campo C para manter os processos bem ajustados.

Por isso, aplicar o teste DISC no recrutamento, vai ser fundamental para que você monte um time coeso, com peças que se complementam e otimizam a produção.

A sugestão é que a aplicação seja feita bem no início da triagem, mas fique livre para fazer quando couber melhor nos seus processos.

Vale lembrar que há testes disponíveis na internet, mas com a credibilidade duvidosa, por isso vale investir em testes que sejam realmente de qualidade, aproveitando inclusive as plataformas digitais onde o candidato pode responder e o próprio sistema ajuda a traçar o perfil.

Conclusão

Para um recrutamento mais eficiente, traçar o perfil DISC será um grande avanço, e dessa forma você encurta o tempo perdido com entrevistas e dinâmicas, fazendo uma triagem mais direta ao ponto.

A seleção de talentos competentes é importante, mas para uma empresa funcionar bem, os colaboradores precisam se complementar, e para isso o DISC é essencial.

E para fazer isso com uma solução tecnológica de excelência, você precisa conhecer os serviços da Cia De Estágios.

Atuamos desde a pré-seleção, utilizando inteligência artificial exclusiva para um recrutamento alinhado com o que sua empresa precisa para vaga.

Não perca tempo, clique aqui e conheça as soluções da Companhia De Estágios e otimize seus processos de seleção.

Novas vagas