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Você é um profissional proativo? Saiba como desenvolver essa característica

A proatividade tem sido cada vez mais requisitada entre os recrutadores e gestores. Um funcionário proativo é valorizado pela empresa e admirado por seus colegas. Por isso, atualmente, é comum ouvir alguém falando a respeito da característica no ambiente de trabalho, especialmente durante os processos seletivos. Mas você sabe, de fato, o que define essa qualidade? De acordo com o dicionário, proativo é um adjetivo de quem “sabe antecipar futuros problemas, mudanças ou necessidades”, ou seja, no mundo corporativo é alguém que pensa e age antecipadamente, buscando medidas para prevenir ou solucionar os contratempos que possam surgir.

Muitas pessoas confundem a habilidade com o hábito de tomar iniciativa, no entanto a proatividade exige ainda mais, por isso vai além. Pessoas proativas têm senso de prontidão e são capazes de identificar as oportunidades e agir na hora certa. Evitando os riscos e criando novas soluções. Além disso, elas também são flexíveis o bastante para se adaptar às mudanças e ainda influenciam sua equipe. Por isso, não é à toa que as empresas buscam cada vez mais profissionais proativos, não é mesmo?

Se você acha que não é uma pessoa proativa, mas deseja desenvolver essa competência, confiras as dicas a seguir:

Atitudes assertivas

É comum encontrar pessoas que no currículo ou, até mesmo, na hora da entrevista afirmam possuir essa característica, mas essa não é uma prática aconselhável e você não deve cometer esse erro. Isso porque, essa qualidade deve ser notada, justamente por ser uma característica subjetiva. Quem irá avaliar suas competências é o recrutador, por isso é muito mais eficaz demonstrar suas habilidades do que atribuir qualidades a si mesmo. E o mesmo vale no dia a dia dentro do ambiente de trabalho. Por isso, não se esqueça: a proatividade sempre é percebida pelo outro e não pela própria pessoa.

Na entrevista

No processo seletivo existem diversas formas de deixar essa característica evidente. Você pode relatar suas experiências anteriores, como lidou com as mudanças, quais os métodos adotados para prevenção de riscos e solução de problemas. Caso não possua experiência profissional prévia, vale citar situações cotidianas relevantes, vivência em trabalhos voluntários ou projetos acadêmicos significativas.

Na dinâmica

Se houver alguma dinâmica de grupo fica ainda mais fácil ter atitudes proativas. Além de ter iniciativa e estar de prontidão quando for solicitado, você também pode ser prestativo e se propor a ajudar quando houver alguma dificuldade, seja de algum outro candidato, ou para contribuir para que a dinâmica transcorra bem. Mostre que você pode desempenhar um papel importante na atividade, mas também seja solidário com seus colegas.

Faça um planejamento

Tenha sempre uma visão geral do processo. Para isso você deve buscar o máximo de informações e referências que conseguir. Isso vale tanto durante a entrevista de emprego, quanto durante o exercício do cargo.

Em um processo de seleção, por exemplo, você deve demostrar seu interesse e se aprofundar sobre as características da vaga. Além disso, ao se preparar para a entrevista você pode coletar informações sobre a empresa e sobre o setor de atuação, assim você estará muito mais confiante e os recrutadores irão perceber que você se preparou.

Já no ambiente profissional você deve estar sempre a par dos principais pontos que envolvem seu processo de trabalho, como as prioridades, os problemas mais críticos, os riscos, etc. Assim é possível prever as mudanças e buscar soluções. Além disso, também é importante criar um plano de tarefas e fazer uma análise de como executar com mais eficiência e rapidez.

Pratique

A proatividade é uma competência que pode ser trabalhada e desenvolvida por qualquer profissional, basta sair da zona de conforto e fazer o seu melhor, além de seguir essas dicas que poderão potencializar os seus esforços. Por ser uma habilidade ligada ao comportamento, é preciso muito treino. Mas, com um pouco de trabalho é possível começar a mudar de atitude no dia-a-dia, tanto na vida pessoal quanto profissional. Para isso é importante ficar atento aos feedbacks sobre seu comportamento.

Algumas atitudes simples de uma pessoa proativa podem fazer toda a diferença, além de serem muito observadas e valorizadas dentro da empresa, pois sinalizam que o colaborador tem iniciativa e busca soluções rápidas diante das adversidades. E isso pode impulsionar sua carreira mais ainda.  

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