Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Profissões que parecem ficção científica, mas estão mais perto da realidade do que você imagina

Você com certeza já reparou que o mercado de trabalho tem mudado ao longo dos anos. Muitas profissões novas surgiram, algumas foram extintas e outras se reinventaram para se adaptar às novas tecnologias. Se por um lado a evolução da ciência elimina alguns postos de trabalho, por outro ela também cria novas funções, e a tendência é que a lógica de mercado fique cada vez mais atrelada à medida de inovação cientifica, portanto, ao mesmo passo em que a tecnologia se desenvolve novas demandas surgem no mundo. Para quem está em início de carreira ou, até mesmo, visando uma mudança profissional, vale a pena ficar de olho nas projeções futuras. Afinal o mercado de trabalho muda constantemente e pode não ser o mesmo ao final de uma graduação. Portanto, investir em uma profissão que está em alto no momento não é garantia de emprego certo daqui a alguns anos. É preciso ficar de olho nas tendências e avaliar todas as oportunidades de mercado para direcionar a sua carreira e garantir o seu sucesso profissional.

Confira a seguir algumas profissões do futuro que merecem mais atenção e aumente suas chances de conseguir um bom emprego!

Profissional de big data

Devido ao grande volume de dados, de sistemas internos e externos, que circulam na internet, essa é uma das profissões que devem ganhar destaque no Brasil nos próximos anos: a gestão de big data. As empresas precisam de um profissional capacitado para organizar e gerenciar todas as informações coletadas, que precisam ser trabalhadas, analisadas e usadas em diferentes estratégias. O profissional deve ser especialista em interpretar esse material e extrair informações valiosas sobre tendências, reações, preferencias e outros temas do mercado que podem influenciar em um negócio/empresa, para um melhor posicionamento. Além de entender a questão técnica de armazenagem de dados, o gestor de big data também precisa identificar e analisar o conteúdo das informações para depois direcionar aos diferentes departamentos da empresa. Para seguir nesta profissão do futuro é necessário combinar conhecimentos da área de tecnologia e das Ciências Exatas. Análise de sistemas, engenharia, matemática e estatística são as áreas de formação mais adequadas para esse profissional.

Especialista em direito digital

Há pouquíssimos especialistas nessa área no Brasil, mas esse quadro tende a mudar, afinal, estamos na era de um mundo hiperconectado e o ambiente virtual já faz parte da vida de milhares de pessoas. Além de impactar diversos setores, como a indústria, hotelaria e transporte, essa nova tecnologia também modifica a maneira como interagimos com o mundo físico. Portanto, os profissionais que atuam no direito digital trabalham, não apenas em negócios de sucesso no meio virtual, mas também com questões que envolvem crimes cibernéticos, que vão desde a publicação de dados pessoais sem autorização à casos de pirataria. Para se aventurar nessa vertente do direito, é interessante conciliar o curso de direito e o curso de tecnologia da informação.

Nanomédico

A aplicação de nanotecnologia no serviço de saúde humana é a arte desse profissional do futuro. Essa profissão consiste em utilizar nanopartículas e nanorobôs em uma escala nanométrica para curar, diagnosticar ou prevenir doenças. Esse especialista pode atuar em pesquisas, atendimentos em consultórios e diagnósticos. A nanomedicina é uma das grandes apostas da área para o futuro e vai desde a reparação de tecidos até o campo da genética, com o potencial de elevar a efetividade de cura e otimizar os recursos de saúde. A Universidade de Londres já possui um centro de estudos no assunto, já no Brasil a aplicação da nanotecnologia na área médica está em fase de pesquisa. Estima-se que o nanomédico seja um dos profissionais mais bem pagos do futuro, mas, para se tornar um, é necessário entender de química, biologia, robótica e medicina.

Bioinformacionista

Profissionais que saibam casar informações genéticas com a elaboração de medicamentos e técnicas clínicas serão tendência daqui a alguns anos. O bioinformacionista também será responsável por mapeamentos genéticos para a prevenção de doenças, mas ainda há outras possibilidades de atuação, pois o uso da bioinformação é amplo e vai desde a identificação previa de patologias, até o sequenciamento genético de plantas. Esse especialista ainda terá um papel importante na indústria farmacêutica, já que os medicamentos serão feitos de acordo com os genes do paciente. Além da formação em medicina, uma especialização ou graduação em farmácia e bioquímica, biologia molecular e ciências da computação serão extremamente úteis para o exercício desta profissão.

Gestor de resíduos

Também conhecido como lixólogo, esse profissional está intimamente ligado à questão ambiental. Além da necessidade cada vez maior de cuidar do meio ambiente, a população mundial aumenta a passos largos e o lixo produzido demanda de profissionais habilitados em dar o direcionamento corretopara os resíduos sólidos. Não basta reciclar, é preciso também diminuir a produção e o impacto do lixo. Econtrar soluções para os detritos urbanos, não só das empresas, transformando-os em fontes capazes de gerar gás e outras formas limpas de energia também está entre as atividades primordiais do profissional. A formação dpara quem deseja seguir neste ramo pode variar entre engenharia ambiental, engenharia química e biologia.

Perito Forense Digital

Esse perito é especialista em encontrar provas para crimes online e offline e pode trabalhar em casos de ataques a servidores e invasões de contas bancárias, roubo de dados, pedofilia e outros crimes na rede, buscando evidências digitais para solucionar os casos. No Brasil a área ainda está no começo, mas a tendência é de crescimento, já que o número de usuários de internet no país aumenta cada vez mais, e já estamos entre as maiores populações cibernéticas do mundo. Existem concursos da Polícia Federal para os cargos de peritos digitais que exigem curso superior em ciência da computação e os salários podem chegar aos R$ 14.000. Mas, além disso, é interessante possuir conhecimentos sobre direito e segurança da informação.

Defina suas metas

Falar sobre carreiras futuras significa analisar as projeções e tendências sobre o que poderá estar em alta e dar um bom retorno financeiro daqui a alguns. No entanto, a experiencia de trabalho nunca foi tão valorizada como atualmente. Se antes, as gerações passadas se preocupavam com estabilidade e bens materiais, hoje, os jovens buscam felicidade e realização. Portanto, antes de mais nada, analise suas prioridades e metas. E, para ficar por dentro das maiores tendências do mercado, a Companhia de Estágios te dá dicas importantes em nossa página do Facebook ou no canal do YouTube. E, para que consiga o quanto antes uma vaga de estágio, se inscreva gratuitamente no nosso site e receba oportunidades em empresas renomadas.