Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
RH

Psicologia organizacional: o que estuda e quais são seus objetivos?

psicologia organizacional

Quando um profissional está buscando uma oportunidade de emprego, a qualidade de vida no ambiente de trabalho é um dos fatores decisivos entre enviar ou não o currículo para uma empresa.

Afinal, é dentro do ambiente de trabalho que passamos a maior parte do dia. Por conta disso, é bastante comum que os profissionais pesquisem sobre a cultura organizacional para saber se trata-se de um ambiente saudável ou não.

Por isso, além de salário competitivo e benefícios, as empresas precisam ter como diferencial a promoção do bem-estar dos colaboradores e, nesse contexto, a psicologia organizacional pode ser a solução.

Essa área de atuação se destaca pelo fato de ter como foco o estudo do comportamento dos colaboradores dentro do contexto empresarial. A partir dessa análise, os psicólogos organizacionais conseguem avaliar o que a empresa pode fazer para proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável.

São vários os benefícios para os colaboradores e para as empresas, pois além de ajudar a reduzir a rotatividade, é possível melhorar a motivação e produtividade.

Ficou curioso (a) para saber mais sobre o tema? Continue a leitura para entender melhor o papel do psicólogo organizacional.

O que é psicologia organizacional?

A psicologia organizacional é um dos campos da psicologia que tem como foco estudar o comportamento humano dentro do contexto corporativo.

Esse tipo de estudo é bastante positivo dentro das empresas, pois ajuda os profissionais de RH e gestores a entenderem melhor o comportamento dos colaboradores para que o melhor potencial de cada indivíduo possa ser explorado e estimulado.

O uso da psicologia organizacional está cada vez mais em destaque dentro da rotina das empresas que prezam pelo bem-estar e qualidade de vida dos seus funcionários.

Benefícios da psicologia organizacional

 

psicologia organizacional benefícios

A psicologia organizacional traz diversos benefícios para as empresas, como um aumento da produtividade e a redução na taxa de turnover.

Confira a seguir alguns dos principais benefícios da psicologia organizacional para as empresas:

Aumentar a produtividade

Um dos principais benefícios da psicologia organizacional para o ambiente de trabalho é um aumento da produtividade da equipe.

O estresse, por exemplo, é um fator que causa grandes prejuízos para empresas e colaboradores, pois afeta a saúde física e mental dos funcionários.

Uma das principais consequências acaba sendo a diminuição da produtividade, afinal, o bem-estar individual de cada colaborador também está diretamente relacionado ao sucesso das equipes.

Nesse sentido, o profissional de psicologia organizacional consegue atuar na resolução dos problemas ao propor ações que reduzam o estresse no dia a dia.

Ele vai estudar o que exatamente está tornando o ambiente de trabalho mais estressante para todos e elaborar soluções para promover um ambiente corporativo mais tranquilo e que, consequentemente, aumente a produtividade dos funcionários.

Reduzir a rotatividade

Outro benefício da psicologia organizacional se dá tanto na contratação quanto na promoção do ambiente saudável, o que diminui a taxa de turnover da empresa.

Com um bom profissional a frente desta pasta, os funcionários irão se sentir mais satisfeitos com o trabalho e serão capazes de produzir mais e melhor.

Isso tem como consequência direta uma maior taxa de retenção de talentos, diminuindo os custos com demissões, novas contratações e treinamentos de novos funcionários.

Melhorar o engajamento

Além de promover um ambiente de trabalho mais agradável e diminuir a taxa de rotatividade, a psicologia organizacional também pode ser aplicada em avaliações de desempenho.

Quando essas estratégias são aplicadas da maneira correta, as avaliações servem para apontar caminhos para o crescimento pessoal e profissional, aumentando o engajamento e oferecendo um propósito maior ao colaborador.

Atuação da psicologia organizacional nas empresas

psicologia organizacional como funciona

Os psicólogos organizacionais podem trabalhar em diversas áreas da empresa, como o recrutamento de novos funcionários e até o treinamento. Confira a seguir as principais áreas de atuação da psicologia organizacional nas empresas:

Recrutamento e seleção

Uma das principais áreas de atuação de psicólogos organizacionais é a possibilidade de trabalhar nos processos de recrutamento e seleção de novos funcionários para a empresa.

Através de entrevistas individuais, dinâmicas de grupo e testes psicológicos, esses profissionais têm condições de avaliar os candidatos e escolher quais deles se encaixam melhor no perfil exigido pela vaga.

Todo esse processo é realizado levando em consideração não somente os aspectos técnicos, mas também as características de personalidade que possuem um fit cultural com a empresa em questão.

Cultura organizacional

A cultura organizacional da empresa é um fator determinante para a produtividade e para o bem-estar dos funcionários. Por esse motivo, um dos pontos fortes de atuação dos psicólogos organizacionais é justamente na cultura organizacional da empresa.

Através de pesquisas de clima organizacional e diversas outras ferramentas de diagnóstico, esses profissionais  conseguem identificar problemas e oferecer soluções para a promoção de um ambiente de trabalho mais saudável.

Treinamento e desenvolvimento

Treinamentos e capacitações ajudam a manter os profissionais atualizados, isso é fato. Afinal, esse tipo de iniciativa é muito valorosa para os colaboradores, pois ajuda muito no desenvolvimento da carreira.

Dentro desse contexto, a psicologia organizacional pode ajudar os colaboradores a direcionar suas habilidades técnicas e comportamentais a serem desenvolvidas, além de promover autoconhecimento e apontar caminhos profissionais.

Gestão de conflitos

Toda empresa passa por situações de conflitos que podem atrapalhar a harmonia entre as equipes, gerar ruídos de comunicação, afetar o andamento das tarefas e prejudicar a saúde mental dos funcionários.

Para contornar essas dificuldades que podem ocorrer, é fundamental encontrar uma maneira de gerir essas situações e preveni-las. É aí que está a importância da atuação dos psicólogos organizacionais.

Esses profissionais são treinados para apaziguar possíveis embates, promover uma comunicação assertiva e com isso conseguem melhorar o clima organizacional da empresa.

👉 Encontre os melhores talentos no mercado de trabalho com as soluções da CIA de Estágios!

Conclusão

O investimento em profissionais da área da psicologia organizacional pode ajudar sua empresa a reter os melhores talentos do mercado de trabalho.

Isso porque a psicologia organizacional nas empresas tem como objetivo proporcionar bem-estar aos colaboradores e, assim, torná-los mais realizados, motivados e satisfeitos dentro do ambiente de trabalho.

Se você ficou interessado em saber como aplicar a psicologia organizacional na sua empresa, acesse nosso site para saber mais sobre nossos serviços.

Novas vagas