Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Artigos

Seis dicas para aproveitar melhor o home office

Com o intuito de diminuir gastos e proporcionar mais flexibilidade para seus funcionários, muitas empresas têm investido em novas formas de trabalho que facilitem o dia a dia de seus empregados e estagiários, como por exemplo, poder trabalhar de casa ocasionalmente, o famoso home office.

Tendência entre as empresas modernas, esse modelo de trabalho tem agradado, principalmente, funcionários e estagiários que buscam o equilíbrio entre a vida profissional, acadêmica e pessoal. Mas não se engane pensando que o home office é sua “carta branca” para se dar um dia de folga. Pelo contrário, se você tem esse benefício onde estagia, esse é o momento certo para mostrar que está realmente comprometido com suas atividades e, quem sabe, se destacar e aumentar as chances de efetivação.

Por isso, se a empresa que você trabalha permite a prática do home office, aproveite ainda mais esse momento com as dicas abaixo e aumente sua produtividade nesses momentos. #seliga

Cumpra sua jornada

Ficar em casa tem suas vantagens como, por exemplo, não ter que enfrentar o trânsito diário e, até mesmo, dormir uns minutinhos a mais, mas isso não quer dizer que você pode fazer tudo o que quiser, afinal não está de férias, certo? Por isso, cumpra seu horário de estágio como se estivesse na empresa e respeite a rotina do escritório: comece a trabalhar no horário habitual, como se estivesse no local, e permaneça acessível para contato com seus supervisores durante todo seu expediente. Também procure almoçar e fazer pausas dentro do horário de costume, assim não corre o risco de perder alguma comunicação importante.

Se, por acaso tiver que antecipar as tarefas ou adiar por algum compromisso, primeiramente peça permissão ao seu supervisor e então planeje sua rotina de forma que consiga cumprir todas as atividades dentro do tempo proposto.

Cantinho de trabalho

Dificilmente você conseguirá se concentrar em um lugar desorganizado, então o ideal é encontrar um cantinho tranquilo da casa e então criar um ambiente propício para que o trabalho flua. Escolha um cômodo em que o wi-fi funciona melhor e comece a organização do seu “escritório particular”: uma mesa, uma cadeira confortável, material para anotação, garrafa de água e snacks para um momento de descontração. Depois de tudo arrumado, comece com suas atividades e evite ao máximo ter que se deslocar para pegar algo e assim, correr o risco de se distrair.

Fique off-line para distrações

Por mais que você esteja em casa, pode ser que outras pessoas do seu convívio não entendam direito que está ocupado no momento e peçam favores, o que pode atrapalhar bastante sua concentração. Desta forma, antes de começar suas atividades avise seus pais e explique que após determinado horário (no fim do seu expediente, de preferência) poderá fazer outras tarefas.

Para evitar aquelas ligações incômodas das operadoras de celular ou uma mensagem no grupo de amigos combinando um encontro, desligue o aparelho durante seu período de trabalho. Assim, você evita notificações do Facebook ou Whatsapp que podem te distrair e mudar o foco.

Bora pra um rolê?

Trabalhar em casa é bom, mas se você faz todas as suas atividades em um mesmo lugar como almoçar, tomar café e passa o dia inteiro fechado em um local, pode ser que você fique um tempo sem ver a luz do sol e a rotina acabe cansando um pouco. Por isso, chame uns amigos para um almoço, pratique exercícios físicos ao ar livre ou dê uma volta no bairro, ao final do seu expediente.

Se quiser, também pode visitar espaços de coworking superdescolados perto da sua casa ou até mesmo aproveitar o ambiente de uma cafeteria para trabalhar melhor e de maneira mais descontraída. Aliás, se não for necessário o uso de internet, escolha um dia de temperatura mais amena para ir a um parque e melhorar sua produtividade.

Pausa nas tarefas

Manter-se concentrado durante o período de trabalho é fundamental para que nada passe despercebido, porém fazer pequenas pausas durante o dia pode ajudar (e muito) na sua produtividade e, principalmente, no descanso da mente.

Por isso, se começar a se sentir cansado ou não lembrar mais do que devia fazer, esse é o momento ideal para sua pausa. Tire uns minutinhos para caminhar pela casa, jogar no celular ou, até mesmo, assistir um capítulo da sua série favorita, mas lembre-se: um só, não a temporada toda, viu? O descanso ideal deve ser de 15 a 20 minutos para sua criatividade voltar com tudo.

Hora de dar tchau!

Saber a hora de parar é bom, principalmente depois de cumprir suas tarefas diárias, certo? Então quando der seu horário, salve todo seu material, responda e-mails que ficaram pendentes e comunique ao seu supervisor que terminou as atividades daquele dia.

Uma dica importante: para não correr o risco de voltar para o trabalho mesmo depois de ter terminado seu “expediente”, feche todas as janelas de tarefas e, se possível, desligue o computador. Por mais que a intenção de continuar trabalhando seja boa, permanecer nas atividades além da conta pode acabar te sobrecarregando, fazer com que o resultado do trabalho não seja tão bom ou, até mesmo, atrapalhar o cronograma do seu estágio.

Gostou das dicas? Então acompanhe sempre nosso blog para ficar por dentro das melhores dicas para ter sucesso no estágio. Não tem um? Fique tranquilo porque você pode se cadastrar no nosso site e receber, gratuitamente, ótimas oportunidades de estágio e trainee. Além disso, acompanhe nossas redes: estamos no Facebook e também no YouTube!

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!