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Treinamento de estagiários: quais erros não cometer?

Com cada vez mais empresas se conscientizando das vantagens de contar a força de trabalho jovem, vemos, a cada dia, mais estagiários atuando no mercado. Capazes de trazer mais criatividade para o mundo dos negócios, esses “novatos” podem, de fato, ajudar as empresas a renovarem e melhorarem seus processos. Porém, por mais entusiasmados e habilidosos que sejam, é preciso levar em consideração que eles ainda têm muito a aprender e precisam ser orientados até que se sintam confortáveis e plenamente maduros para assumir, efetivamente, determinadas funções.

Por isso, é imprescindível que as empresas saibam conduzir adequadamente esse jovem, designando um funcionário mais experiente que possa acompanhá-lo de perto na rotina de trabalho.  É por meio de um bom treinamento que esse estudante conseguirá entender melhor a dinâmica da empresa, como ele deve se portar e, o mais importante: como é a realidade de sua profissão. No entanto, para que esse jovem consiga, de fato, adquirir experiência, é fundamental que os recrutadores evitem alguns erros bastante comuns na orientação de estagiários. Quer saber quais? Confira:

Primeiro dia de trabalho

Em qualquer empresa é comum que, ao chegar um novo funcionário, algum colega o recepcione, mostrando as instalações da empresa e apresentando a equipe com a qual o novo colaborador irá trabalhar. Depois dessa breve apresentação, é natural que o contratado seja direcionado para seu posto e já inicie suas tarefas. Esse hábito, tão essencial para conhecer os setores da empresa e seu funcionamento, também se estende aos estagiários, mas nesse caso, é preciso um cuidado a mais por parte dos responsáveis por essa “introdução”: lidar com o stress e ansiedade desse jovem.

Para muitos estagiários esse é o primeiro contato com o mundo corporativo e, por mais que ele seja bem recepcionado, lidar com toda essa dinâmica e ainda começar a trabalhar pode gerar muita tensão, principalmente se empresa for muito grande. Para evitar que ele se sinta “perdido” ou muito pressionado, o ideal é que você apresente a empresa e os funcionários um dia antes do estagiário começar de fato suas atividades. Caso a empresa seja relativamente pequena e o processo de apresentação seja breve, não existe problema em começar a trabalhar no mesmo dia, mas é importante lembrar que essa primeira jornada é mais voltada para “ambientação” do estagiário e a cobrança de resultados deve ficar para depois.

Expectativas elevadas

Ter um novo estagiário na empresa gera grandes expectativas aos demais da equipe, principalmente aos supervisores, que, naturalmente, desejam usufruir da nova força de trabalho e, assim, aumentar a produtividade do setor. No entanto, é importante lembrar que o primeiro objetivo do estágio é proporcionar aprendizado prático ao estudante que, provavelmente, não dará grandes soluções de início.

Sendo assim, é preciso paciência e compreensão por parte de todos do setor. Isso porque, normalmente, os estudantes não têm experiência de mercado e precisarão de ajuda dos companheiros de equipe para poder se adaptar ao trabalho. Por isso, é importante que não criem expectativas ou exijam muito do estagiário logo no início do período de adaptação.

Outro ponto bastante relevante é saber valorizar esse trabalhador, delegando a ele funções coerentes com sua área de estudo – não é só porque ele não é experiente, que deve ser designado para tarefas banais ou incompatíveis. Essa atitude, além de fugir da proposta do estágio, pode acabar desestimulando o estagiário.

Melhorar o comportamento ou a empresa?

Um dos principais problemas de treinamento não só de estagiários, mas de funcionários em geral é a tentativa de aplicar valores e comportamentos que devem ser adotados na empresa, mas que não podem ser praticados integralmente por fatores alheios ao empregado como, por exemplo, a falta de estrutura, líderes mal preparados e culturas organizacionais muito “engessadas”.

Por conta disso, é importante primeiro buscar maneiras de solucionar obstáculos que atrapalham o desenvolvimento dos funcionários, antes de exigir mudanças comportamentais. Não sabe como fazer isso? Então reúna estagiários e empregados de diferentes setores para fazer uma reunião e discutirem pontos da instituição que podem ser melhorados para que ocorra uma mudança positiva e progressiva. Quer um exemplo prático? Exigir que o estagiário se aprimore no uso de um determinado software quando a empresa não fornece a tecnologia necessária para tal.

Falta de investimento

Investir em um estagiário pode ser altamente benéfico para empresas, principalmente daquelas que precisam de funcionários experientes para assumir cargos de confiança. Por isso, é extremamente recomendável que a organização também participe da formação desse jovem, buscando, se possível, bons cursos e treinamentos que ajudem na sua evolução pessoal e profissional.

Por mais que esse pareça ser um investimento incerto para muitas empresas, justamente por ter que arcar com os custos do estudo do jovem, é importante ter em mente que contar com um profissional moldado de acordo com os valores da empresa pode trazer grandes retornos no futuro.

Além disso, um funcionário motivado dificilmente cairá na tentação de ceder a concorrência, justamente por saber que a empresa onde está aposta e valoriza o seu trabalho. Como fazer isso? Oferecendo a oportunidade de efetivação após o estágio ou trainee e, quem sabe, até mesmo um plano de carreira. E mesmo que o objetivo da instituição não seja esse, é fundamental que o estagiário não se sinta “descartável”, mas que entenda a importância do papel que ele cumpre naquele momento e quais os benefícios essa experiência irá lhe proporcionar.

Gostou das dicas? Ao adotá-las você pode aumentar a produtividade e satisfação dos estagiários, pois quanto mais motivados, mais os funcionários tendem a entregar bons resultados. E, se estiver em busca de novos talentos para sua empresa, não deixe de entrar no site da Companhia de Estágios e conhecer nosso trabalho. Recrutamos para as melhores empresas em todo o Brasil!