Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Como usar o YouTube para aprimorar seus conhecimentos

Você já viu o novo clipe daquele cantor internacional que tanto ama? Ou até mesmo acessou os canais do YouTube para ver se encontra algum tutorial de como fazer uma make ou melhorar sua performance num jogo online? Então, certamente, segundo dados do YouTube de 2017, você já faz parte dos mais de 82 milhões de usuários brasileiros que acessam a plataforma frequentemente em busca de conteúdos de interesse.

Mas, mais do que puro entretenimento, o site pode ser usado como uma importante ferramenta de aprendizado para aqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho. Isso porque existem canais que disponibilizam conteúdo relevante para a carreira de maneira prática e descontraída, levando, de forma gratuita e ágil, assuntos que estão em alta no momento e que, muitas vezes, caem nas provas de recrutamento. Se você quer aproveitar todo potencial dessa rede social para se tornar ainda mais competitivo, aqui vão algumas dicas de como usar o site a seu favor e arrasar na hora do processo seletivo.

Utilize seu tempo de forma inteligente

“Oi meninas, tudo bom? No vídeo de hoje vamos falar como…” otimizar seu tempo! Apesar de você já estar familiarizado com a frase acima, que normalmente é dita em uma roda de amigos ou, até mesmo, quando você assiste um vlogueiro que conversa assim, o foco não está na fala e sim na dica: utilizar seu tempo da maneira correta!

É fundamental gastar seus minutos preciosos de maneira inteligente, principalmente quando você tem que conciliar os estudos da faculdade à leitura diária de notícias importantes e ainda reservar um tempo livre para descansar ou sair com os amigos. Por isso, pense em maneiras e lugares onde você pode acompanhar tal conteúdo enquanto usa o celular.

Aliás, um bom local é o transporte público. Isso porque, segundo a pesquisa da Confederação Nacional das Indústrias de 2014, o brasileiro gasta, em média, uma hora e vinte no trajeto da sua casa ao trabalho ou faculdade. Por isso, você pode usar o momento em que estiver no metrô, ônibus, trem ou carro, para assistir vídeos de pessoas que expliquem, de maneira didática, assuntos importantes que estão em alta. Um bom exemplo do que você deve procurar entender melhor são os temas relacionados à economia, política e personalidades históricas importantes para o país, pois existem muitos processos de seleção que testam o conhecimento dos candidatos em relação a esses assuntos.

Saiba que hoje em dia já não existe desculpa para ficar desinformado. Se você perdeu o telejornal de ontem à noite, por exemplo, pode acompanhar o programa através do site do canal ou de algum aplicativo especifico mesmo depois do seu término, já que muitas emissoras disponibilizam tal conteúdo online, de forma gratuita.

#ficaadica: baixe os vídeos no seu celular antes de sair no Wi-Fi de casa e assista off-line para não gastar o 4G 😉

Conteúdo gratuito e de qualidade

Em tempos em que o cofrinho já não coleciona mais moedas, é preciso pensar em formas de economizar e investir em plataformas que esclareçam suas dúvidas de maneira eficiente e, por que não, gratuita, não é mesmo?

Com a popularização do smartphone e a amplificação do acesso do brasileiro à internet, o consumo por sites e plataformas digitais gratuitas têm aumentado e isso pode ser bem útil para você que quer tirar dúvidas com um dinheiro a mais no bolso.

Hoje em dia, para ter acesso a esse tipo de conteúdo, você pode acessar blogs, os tradicionais sites de notícias, o famoso Google e plataformas como o Vimeo, Flickr e o YouTube que oferecem não só o recurso visual, como também canais com todos os tipos de linguagens e assuntos. Por isso, para se manter bem informado, busque vídeos com linguagens que te agradam e os siga para receber notificação assim que um assunto novo for postado.

Dê “match” nas empresas

Assim como viramos stalker do crush quando realmente estamos a fim de ter um relacionamento, devemos seguir canais de empresas em que temos vontade de estagiar ou trabalhar para entender melhor como a empresa funciona, a linguagem que ela utiliza e o perfil dos empregados.

Aliás, esse é um dos primeiros passos que você deve seguir quando for chamado para uma seleção em uma empresa: ir além do site corporativo para captar o máximo de informações possíveis sobre a instituição. Procure-a em canais como o YouTube, Facebook, Instagram e demais redes sociais para estudá-la profundamente e, quem sabe, conseguir pontos extras no recrutamento.

E sabe como isso pode te ajudar? O simples fato de conhecer determinada instituição, sua visão de mercado, os clientes com que trabalha e seus projetos, já pode despertar um interesse maior do selecionador em relação a você, demonstrando que você é uma pessoa antenada!

Mas não se limite a lugares que você pretende trabalhar, outros canais podem fornecer conteúdo relevante para sua carreira, dando dicas de mercado e networking. Acompanhe recrutadoras e organizações que são referência no seu ramo de atuação, pois isso te ajuda a ficar por dentro das tendências da sua profissão.

Se torne um estagiário “top”

E, se a prática leva à perfeição, o estágio é a oportunidade perfeita para que você coloque todo esse conhecimento em ação.  Então, quer saber como conquistar essa chance e dar aquela alavancada na carreira? Acompanhe quem mais entende do assunto: visite o blog da Companhia de Estágios e encontre, além das melhores vagas, dicas para se sair bem tanto no estágio, quanto nos estudos. Inclusive, para que você possa nos acompanhar onde estiver, estamos no Youtube!

Se você curtiu esse conteúdo, compartilhe com seus amigos e nos siga nas redes sociais para mantermos sempre o contato e encontrarmos vagas adequadas ao seu perfil. Aliás, se você que ingressar no mercado de trabalho, não perca tempo e se inscreva gratuitamente no nosso site, assim você não perde nenhuma oportunidade!