Blog

Artigos

5 vantagens de se fazer um estágio não remunerado

Durante o período da faculdade é normal que muitos estudantes comecem a buscar oportunidades no mercado de trabalho de muitas formas, principalmente, através do estágio – momento no qual eles têm a chance de conhecer melhor as possíveis áreas de atuação da profissão que escolheram. Na hora de buscar uma vaga desse tipo, um dos principais quesitos avaliados pelos formados é, sem dúvidas, a bolsa auxílio oferecida pelo programa, uma espécie de “salário”. Porém, você sabia que nem sempre o estágio é uma atividade remunerada? É importante lembrar que seu principal objetivo é proporcionar vivência profissional aos estudantes, portanto, as vantagens de tal experiência vão muito além do lado financeiro. Ainda que tal característica possa deixar uma vaga menos atrativa, é importante frisar que certamente esse empenho terá retorno futuro e que mesmo uma atividade não remunerada pode ser consideravelmente vantajosa para o jovem. Portanto, se você se deparou com uma vaga de estágio não remunerado, saiba por que você não deve menospreza-la:

Por que estágio sem remuneração?

Quando ouvem falar de um estágio não remunerado muitos podem perder o interesse em se candidatar por crer que não aprenderão nada no programa e irão se limitar apenas a servir o cafezinho ou exercer funções alheias à sua área de estudo , mas não é bem assim. Dependendo da grade curricular do curso, o estágio pode não ser obrigatório para formação, por isso, muitas empresas, por lei, devem pagar uma bolsa-auxílio ou oferecer outras formas de contraprestação como, por exemplo, embolsar a mensalidade da faculdade, contratar uma assistência médica ou o pagar cursos relevantes na área profissional.

Mas para os cursos que exigem o estágio para a entrega do diploma, as condições são um pouco diferentes. Justamente por ser obrigatório, é normal que as empresas não ofereçam nenhum tipo de remuneração, o que pode ser mal interpretado por boa parte dos candidatos. Porém, por mais que o salário seja realmente importante para os estudantes, é importante lembrar que o principal objetivo dessa atividade é o aprendizado. Ingressar no meio profissional almejado e conseguir cumprir as exigências para se formar é extremamente importante, logo tais fatores devem ser levados em conta na hora de avaliar a oportunidade. Se você ainda está em dúvida se deve ou não disputar uma vaga desse tipo, confira agora alguns pontos que podem mudar sua perspectiva a respeito do estágio não remunerado:

1.    Experiência profissional

Já é do conhecimento de muitos estudantes que no período de estágio eles poderão colocar em prática parte do que é aprendido em sala de aula e também terão contato com as particularidades da profissão escolhida. São justamente essas oportunidades que ampliam o conhecimento adquirido na sala de aula, afinal, muitas vezes a teoria é diferente na prática e o dinamismo do mundo moderno proporciona situações únicas, que muitas vezes fogem do ambiente acadêmico.

Sendo assim, antes de ser encarado como uma atividade lucrativa, o estágio deve ser considerado como um complemento da faculdade, que deixará mais preparado para o mercado de trabalho formal.

2.    Vantagem no recrutamento

Ter participado de um estágio sem remuneração também pode contar pontos no seu histórico profissional, sendo um diferencial em futuras entrevistas de estágio ou, até mesmo, de um emprego formal, pois, em geral, os recrutadores optam pelos candidatos que já possuem alguma experiência na área. Além disso, o fator de não ser remunerado pode mostrar uma proatividade por sua parte e assim, ser mais valorizado. Como também pode ser encarado como uma espécie de “trabalho voluntário”, a atividade pode tornar seu currículo ainda mais competitivo.

3.    Contatos importantes

Experimentar a realidade da sua área de estudo é essencial para que você possa aprimorar suas competências e ainda por cima se aproximar de profissionais experientes que poderão te ajudar em possíveis dúvidas a respeito das suas funções ou, até mesmo, da carreira. Além disso, ter um bom relacionamento com eles é fundamental, afinal, amplia suas chances de ser indicado caso seus colegas saibam da abertura de uma vaga de emprego. Ou seja, um estágio não remunerado é também uma excelente forma de iniciar um bom nertworking profissional.

4.    Possível chance de efetivação

Não pense que por ser um estágio não remunerado a chance de efetivação não existe. Na verdade, a contratação pode acontecer até mais rápido que as demais experiências remuneradas, isso porque, por não ter salário, a duração do programa de aprendizagem costuma ser mais curta, ocasionando assim, uma oportunidade mais rápida dos superiores efetivarem um estagiário que esteja acostumado com a rotina de trabalho.

5.    Mais responsabilidade

Optar por um estágio, seja ele remunerado ou não, também gera uma maior responsabilidade e exige uma organização de tempo melhor, afinal dividir a vida em momentos de estudo, trabalho e lazer não é uma das tarefas mais fáceis. Reorganizar o tempo e adequá-lo às tarefas do dia a dia, lhe ensinará a ser mais pontual e prático para cumprir com todas as obrigações. Quando não existe contrapartida, ou seja, remuneração, isso demonstra ainda mais comprometimento, pois suas razões para estar envolvido no projeto vão muito além do retorno financeiro.

Ingressar no mercado de trabalho e ter experiências importantes incluídas no currículo são pontos muito importantes e que podem ser adquiridos por meio de um estágio sem remuneração. Além disso, é relevante lembrar que esse período deve ser marcado por experimentos em diferentes seguimentos de sua profissão, por isso não há problema se você decidir trocar de estágio durante a faculdade. Se você ainda não está estagiando, entre no site da Companhia de Estágios e faça seu cadastro para ficar por dentro das melhores oportunidades.

  • Guilherme Kraemer

    Procuro um estágio não remunerado curso de direito. 11938954521

  • Vanessa Ribeiro

    Olá, Tudo bem?
    Sou formada em Ciência da Computação e estou fazendo pós-graduação na área. Infelizmente, por diversos motivos, não consegui fazer estágio, mas gostaria de ter feito. Não consegui entrar na área, pelo menos ainda, pois o nível de exigência é muito alto.
    Pensei em oferecer estágio não remunerado a alguma empresa da área na minha cidade ou vizinhança para uma experiência, por um tempo determinado, tipo uns 6 meses.
    Será que tentar um estágio não remunerado seria uma boa ideia? Será que empresas aceitariam isso?
    Desde já, muito obrigada!

    • Tiago Mavichian

      Olá Vanessa! a Lei 11788/08 exige que a pessoa para estagiar esteja cursando ou tenha se formado mas deva horas de estágio. Nesse caso seria mais um trabalho voluntário! Abs,

      • Vanessa Ribeiro

        Entendi. Obrigada por responder! 😊

  • Lucas Kainan

    Ola, boa tarde! Também procuro um estágio não remunerado no curso Direito. (11)98192-5605 Lucas_kl00@hotmail.com

  • Lucas Kainan

    Ola, boa tarde! Também procuro um estágio não remunerado curso Direito. att Lucas. Contato:(11) 98192-5605 Email:Lucas_kl00@hotmail.com

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!