Ir para o conteúdo
Guia Profissional

Estágio não obrigatório: o que é e por que abraçar essa oportunidade

Estágio não obrigatório: o que é e por que abraçar essa oportunidade

Se você quer ir além das exigências curriculares da sua graduação ou curso técnico, a fim de se destacar no mercado de trabalho, então o estágio não obrigatório é uma daquelas experiências que certamente merecem a sua atenção. 

Essa modalidade de estágio é um verdadeiro convite para um mundo de aprendizado para além das salas de aula. Por meio dele, você pode entender como a sua área de estudo funciona na prática e, de quebra, conhecer o dia a dia de uma grande empresa.

Quer entender melhor como essa oportunidade pode ser a chave para o sucesso do seu futuro profissional? Então embarque com a gente na leitura deste conteúdo! 😀

O que é estágio não obrigatório

Você sabe o que é estágio não obrigatório? Bom, como o próprio nome sugere, o estágio não obrigatório ou extracurricular é uma modalidade opcional de estágio.

Isso significa que a sua realização não é uma exigência para a conclusão do curso. Mas, ainda assim, ele se destaca por agregar um valor significativo ao desenvolvimento pessoal e profissional do estudante.

Estágio obrigatório x Estágio não obrigatório

Aprender apenas a teoria sobre uma área de atuação nem sempre é o suficiente para preparar o aluno para os desafios do mercado de trabalho. E é justamente para complementar essa formação que os estágios existem.

De modo geral, esse ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, se divide em duas categorias principais: o estágio obrigatório e não obrigatório.

Uma dessas modalidades nós acabamos de te contar como funciona. Mas, aproveitando o gancho, não poderíamos deixar de esclarecer o outro lado da moeda.

Enquanto o estágio não obrigatório é uma escolha do estudante, o estágio obrigatório faz parte do programa acadêmico e é um requisito para a conclusão do curso. Ou seja, sem ele, o estudante não recebe o diploma ao final da graduação.

Apesar dessa diferença, ambos desempenham um papel fundamental: o de impulsionar o desenvolvimento do estudante, contribuindo para uma formação mais abrangente e preparando-o para os desafios do mundo profissional.

Principais regras do estágio não obrigatório

Agora que você já sabe o que é estágio não obrigatório, chegou a hora de entender quais são as principais regras que a Lei do Estágio (Lei de n° 11.788) estabelece sobre essa modalidade.

Na sequência, vamos abordar os tópicos mais importantes:

Quem pode realizar

Um dos primeiros pontos que você precisa saber é quais são os requisitos para participar de um estágio não obrigatório. Então vamos lá!

De modo geral, a legislação brasileira diz que essa é uma oportunidade que se estende a qualquer estudante, com 16 anos ou mais, que esteja frequentando o ensino regular.

Isso inclui:

  • Pessoas matriculadas em instituições de educação superior;
  • Alunos de ensino médio, educação especial e anos finais do ensino fundamental;
  • Estudantes de cursos técnicos;
  • Quem faz pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado).

Duração do estágio

Todo estágio, seja ele obrigatório ou não, tem uma duração máxima permitida. Basicamente, essa experiência não pode exceder 2 anos, exceto quando se tratar de Pessoa com Deficiência (PcD).

Jornada de trabalho

Para que essa vivência prática não comprometa estudos, o estagiário deve cumprir uma carga horária reduzida em comparação ao trabalhador contratado via CLT.

Em suma, há duas jornadas de trabalho principais:

  • Até 4 horas diárias e 20 horas semanais, para os estudantes de educação especial ou que estão finalizando o ensino fundamental;
  • Até 6 horas diárias e 30 horas semanais, para os estudantes cursando o ensino superior, a educação profissional de nível médio ou o ensino médio regular.

Mas há um adendo importante: o estágio relativo a cursos que alternam teoria e prática, nos períodos em que não estão programadas aulas presenciais, poderá ter jornada de até 40 horas semanais.

Remuneração

Uma grande vantagem que o estágio não obrigatório traz é a seguinte: quando ele é opcional, as empresas são obrigadas a oferecer uma bolsa-auxílio aos estagiários! 🎉 

Vale explicar que não existe um valor fixo para a bolsa de estágio. Ela é determinada de acordo com a empresa contratante.

Auxílio-transporte

Outra ótima notícia: a regra da bolsa-auxílio também vale para o auxílio-transporte. Isso significa que, se o estágio for extracurricular, a empresa tem a obrigatoriedade de pagá-lo.

Recesso remunerado

Você sabia que, a cada 12 meses trabalhados, o estagiário tem direito a um recesso de 30 dias? 🙂

O melhor de tudo é que, no caso de estágio remunerado, o estagiário recebe normalmente neste mês de descanso!

Contrato de estágio

O estágio não obrigatório não configura vínculo empregatício. Ainda assim, todas as regrinhas que acabamos de te mostrar devem ser formalizadas em um contrato conhecido como Termo de Compromisso de Estágio (TCE). 

Esse documento precisa ser assinado pelo estudante, pela empresa contratante e pela instituição de ensino!

5 razões para fazer um estágio não obrigatório

Como dissemos lá no começo, o estudante pode decidir entre fazer ou não o estágio não obrigatório. No entanto, há boas razões para embarcar nesta jornada.

Para além de assegurar todos os direitos do estagiário que já mencionamos, essa é uma experiência que oferece ao estudante a incrível oportunidade de:

  1. Entender como é o dia a dia da profissão que você escolheu;
  2. Estabelecer conexões profissionais valiosas, que podem abrir portas para projetos futuros;
  3. Desenvolver habilidades específicas que complementam seu currículo acadêmico;
  4. Explorar diferentes setores e descobrir paixões profissionais até então desconhecidas;
  5. Compreender mais profundamente como o mercado de trabalho funciona.

Em resumo, o estágio não obrigatório é uma oportunidade valiosa para os estudantes moldarem ativamente seu desenvolvimento profissional e se destacarem no mercado de trabalho após a conclusão do curso.

Ele é um primeiro passo promissor rumo a uma carreira que tem tudo para ser brilhante! 🌟

Se você chegou até aqui animado (a) para encontrar uma oportunidade de estágio que é a sua cara, não vá embora antes de cadastrar gratuitamente o seu currículo na Companhia de Estágios.

Ao fazer isso, você receberá nosso boletim de vagas abertas, além de conteúdos exclusivos para te apoiar ao longo de toda a jornada.

Chegue mais rápido até a vaga dos seus sonhos!

  • Cadastro gratuito
  • Boletim com vagas abertas
  • Acesso a conteúdos exclusivos
  • Vagas remuneradas
Dois jovens estudantes com mochilas nas costas e sorrindo para a foto

Receba conteúdos exclusivos no seu email