Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
RH

Gamificação no RH: vantagens, exemplos e como implementar

aplicações da gamificação no RH

Gamification ou gamificação (em português) é uma forma criativa de engajar colaboradores e tornar as atividades do trabalho mais atrativas. Isso porque se trata de uma técnica que transforma atividades sérias, tornando-as mais interativas.

Essa inserção de elementos de jogos no trabalho pode melhorar o desempenho dos colaboradores e incentivá-los na obtenção de resultados. Uma pesquisa feita por Adam Hampshire indica que os jogos auxiliam até mesmo na memória de informações.

Tendo isso em mente, acompanhe este conteúdo e entenda mais sobre as técnicas de gamification que fazem toda a diferença para os profissionais. Vem com a gente e saiba como tornar o ambiente de trabalho mais interativo!

Leia também:

O que é gamification (ou gamificação)?

O gamification é a adoção de designs e mecânicas de jogos para as atividades que geralmente não envolvem esses aspectos. A gamificação pode também envolver competições, times, fases e até mesmo prêmios.

O objetivo também pode ser instruir os colaboradores e ensiná-los a usar novas ferramentas ou aprender sobre determinado assunto. Por dispor de um ambiente mais lúdico, o gamification promove rotinas mais motivadoras para os profissionais.

As técnicas também incentivam as pessoas a se manterem engajadas para conquistar os objetivos propostos. Assim, é possível estabelecer metas mais desafiadoras e ainda manter os participantes empenhados em cumpri-las.

Conheça o sistema que envolve gamification para a seleção de candidatos

As vantagens de usar gamification

principais benefícios de utilizar o gamification nos recursos humanos

Utilizar as técnicas mencionadas para tornar o ambiente mais lúdico podem proporcionar diversas vantagens aos colaboradores.

Trata-se de uma nova implementação adotada por empresas para a maior qualidade do ambiente. Seus pontos fortes são:

  • Melhora na produtividade — os profissionais envolvidos podem acompanhar o próprio progresso, além de alinhar os objetivos em tarefas envolvendo cooperação. Desta maneira, o tempo é otimizado e a produtividade aumenta.
  • Maior criatividade — pelas atividades lúdicas que propõe, o gamification estimula a criatividade dos envolvidos.
  • Alinhamento com a cultura da empresa — os games também promovem a maior adaptação dos colaboradores com a empresa. Por ser feito de maneira branda, a cultura interna é estimulada sem a necessidade de rigidez.
  • Amplia a comunicação e o aprendizado — as atividades com características de jogos em grupo melhoram a socialização dos envolvidos. Assim, a experiência amplia a comunicação interna e promove a troca de conhecimentos.

Por que gamification é tão efetivo?

Estatísticas indicam que o gamification cresça cerca de 30% na América Latina até 2024. A adoção destes métodos é ainda maior na Europa, onde o crescimento chega a 47%.

O sucesso dessa abordagem, portanto, está relacionada a diversos fatores humanos, em especial o de recompensa, que promove maior motivação para a atividade.

O senso de urgência das atividades com gamification que envolva tempo, por exemplo, pode promover o alcance das metas definidas mais rapidamente.

A competitividade estimulada também promove satisfação aos envolvidos, recompensados por avançar níveis ou pelos prêmios conquistados.

Além disso, os feedbacks imediatos dos jogos aumentam a motivação e direcionam melhor quem está envolvido. Assim, é possível entender as próprias capacidades e pontos fracos, de modo a melhorá-los.

O foco proporcionado, por sua vez, impede a desistência dos participantes nas atividades. Isso ocorre porque as recompensas e o avanço de etapas mantém o colaborador engajado e determinado a se sobressair.

Exemplos de gamification

Algumas empresas conhecidas já adotam sistemas de gamification com diferentes intuitos para com seus colaboradores.

Um exemplo famoso é a Google, que contabiliza os gastos de seus profissionais em viagens de negócios e oferece adições ao salário conforme a economia que tiveram.

Outra empresa que incorporou a abordagem foi a Domino’s. Para os novos profissionais, ela desenvolveu um treinamento no formato de um game. Com as etapas, pontos e conquistas, os contratados podem aprender com mais diversão.

Se deseja inserir essa técnica em sua empresa também, saiba que a Companhia de Estágios oferece um processo de gamification para a seleção de profissionais.

Com a utilização de Inteligência Artificial, os candidatos passam por uma experiência muito mais satisfatória, e a empresa se certifica de realizar a melhor contratação.

Como implementar gamification nas empresas?

O processo de implementação do gamification pode ser inserido em qualquer empresa que deseje desenvolver seus funcionários. Acompanhe alguns passos para inserir o gamification em sua organização:

1. Crie um sistema de pontuação

Registrar o progresso das pessoas e promover competições a partir de pontos é a forma mais simples de implementar o gamification. Assim, é possível promover os ganhos e acompanhar o desenvolvimento dos envolvidos.

O sistema de pontuação também promove o senso de urgência e faz com que os profissionais cumpram suas metas com maior foco. A partir das pontuações será possível desenvolver outros aspectos da gamificação.

2. Registre a evolução

É importante também pontuar a evolução dos colaboradores em um sistema ou mesmo por escrito. A partir dos registros de evolução é possível trabalhar o engajamento e promover as premiações posteriormente.

3. Estabeleça níveis

O sistema de recompensa humano é muito estimulado ao conquistar níveis em games. Assim, desenvolver etapas pode ampliar o caráter lúdico da gamificação e promover uma experiência ainda mais motivadora.

Os níveis podem ser feitos a partir dos pontos registrados. Assim, ao conquistar determinada quantidade de pontos — ou objetivos — o profissional conquista um novo nível. Promover reconhecimento pode ser efetivo com a ascensão de níveis.

4. Estimule a competição saudável

A competitividade entre os participantes será de muita valia para que todos se mantenham empenhados e conquistem metas mais desafiadoras. Ao vencer competições, a satisfação do colaborador aumenta e o foco também.

5. Conceda recompensas

Com o progresso dos participantes, oferecer recompensas pode aumentar a produtividade e incentivar o engajamento ao longo do tempo.

Por isso, além do reconhecimento é interessante oferecer brindes ou prêmios maiores após a conquista de uma meta de pontos, ou altos níveis.

como implementar o gamification passo a passo

Conclusão

O gamification é uma iniciativa cujos resultados podem ser observados rapidamente pelos gestores. Ainda assim, sua implementação precisa ser programada para o longo prazo, já que a gamificação promove maior motivação ao longo do tempo.

Para o profissional, receber o incentivo competitivo e lúdico para o cumprimento de tarefas estimula sua criatividade e memória. O processo é uma forma inovadora de aumentar o engajamento e produtividade dos profissionais, além da qualidade do ambiente.

Conheça nosso processo de seleção e implemente o gamification em suas contratações hoje mesmo!