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Conteúdos para RH

Inbound Recruiting: como aplicar essa metodologia?

Inbound Recruiting: como aplicar essa metodologia?

Todo negócio precisa de uma estratégia para conseguir os melhores resultados. No RH isso também é necessário e quando se trata de recrutamento e seleção, é inevitável não pensar em Inbound Recruiting.

Não é novidade que o setor de recursos humanos vem passando por mudanças para conseguir atender a demanda de candidatos e trazer os perfis mais adequados para a empresa, por isso o Inbound Recruiting é uma estratégia que todo profissional de Rh deve conhecer.

Afinal de contas, o que é Inbound Recruiting?

A origem do Inbound Recruiting vem do Inbound Marketing, que é uma estratégia de marketing usada para atrair novos consumidores.

E para que seja uma estratégia bem-sucedida, é necessário entender a jornada do cliente, ou seja, acompanha-lo desde o momento do desejo até a compra. Para isso acontecer, é importante fornecer materiais como artigos, ebook, webinars, entre outros tipos de conteúdo que possam conduzi-lo durante o trajeto.

O Inbound Recruiting funciona da mesma forma. É necessário atrair o potencial candidato à vaga disponível na empresa e promover um engajamento, para que a experiência dele com a marca seja positiva, independente se houver a contratação.

Quais são as fases do Inbound Recruiting?

O Inbound Recruiting possui quatro fases. Conheça cada uma delas a seguir:

1.    Atração

Nesta fase o possível candidato tem um primeiro contato com a marca empregadora. Isso pode acontecer por meio das redes sociais, em um evento com foco em atração de talentos ou pelo próprio site, por exemplo.

Para aqueles que já conhecem a empresa, pode ser o momento em que começam a pensar na possibilidade de fazer parte do quadro de colaboradores.

A estratégia para essa fase pode ser elaborada de muitas maneiras: nas páginas Trabalhe Conosco, com alguma rede social corporativa como LinkedIn por exemplo, através do uso de plataformas como o Glassdoor/ LoveMondays, nas redes sociais e até mesmo nas buscas do Google.

2.   Conversão

A conversão acontece quando as pessoas se transformam em leads, ou seja, quando elas entendem que querem fazer parte da companhia.

Quem assina newsletter e visita o site da empresa com frequência para saber de novas oportunidades, por exemplo, são visitantes que se tornaram leads ou no caso do Rh, potenciais candidatos que se identificam com sua marca.

É importante se relacionar com essas pessoas com conteúdos interessantes, seja com envios de e-books, convites para lives, posts nas redes sociais, etc. Esse processo é importante para que eles sejam induzidos a se inscreverem nas vagas.

3.    Fechamento

O fechamento é quando o lead, de fato, se torna um candidato a alguma vaga. Um erro comum que acontece nas empresas é que muitos recrutadores já querem iniciar o processo a partir desta etapa, no entanto, é necessário seguir todas as fases para conseguir atrair as pessoas certas.

Quanto mais facilidades para o candidato, melhor, para que ele possa ter uma boa experiência. Pois, é uma fase que normalmente gera tensão e se houver muita burocracia pode resultar em uma desistência.

4.    Encantamento

Nesta etapa é quando o candidato é aprovado e passa a trabalhar na empresa, mas também pode ser o contrário, ou seja, quando não houve a contratação.

A experiência precisa ser positiva, pois os colaboradores que não têm uma boa impressão na fase de seleção podem compartilhar essa experiência ruim dentro da empresa. Já os que não foram contratados, se tiverem uma jornada agradável, podem se candidatar a outras vagas no futuro.

Nas etapas de fechamento e encantamento é muito importante ter profissionais qualificados para desenvolver os processos seletivos com os candidatos, uma vez que, são nessas fases que os candidatos possuem contato direto com os recrutadores. Uma boa estrutura e time são fundamentais para ter sucesso nessa etapa.

Processos mais eficazes e fit cultural

Com o Inbound Recruiting é possível ter uma boa base de banco de talentos que sejam compatíveis com o que a empresa precisa. Isso porque a estratégia foi trabalhada para atraí-los, fazendo com todas as informações estejam à disposição, sem precisar buscar novas pessoas do zero sempre que for preciso preencher uma nova vaga.

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