Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
RH

Recrutamento online: como funciona, etapas e como fazer

o que é recrutamento online

As atividades de todo o mercado se digitalizaram e para o setor de RH isso não foi diferente. Por isso, o recrutamento online surgiu como um método para selecionar e contratar profissionais de forma inteiramente virtual.

A popularidade desses meios já atrai a atenção de mais de 80% das empresas da América Latina, que afirmaram em uma pesquisa feita pela Deloitte que o RH digital possui alta importância. Por este motivo podemos esperar um crescimento dessa modalidade.

Para colocar em prática, é necessário utilizar ferramentas que possibilitem a triagem de currículos e demais etapas que envolvem a seleção. Sabendo disso, siga conosco e veja como fazer o recrutamento online e conhecer suas etapas.

A Companhia de Estágios pode te ajudar a selecionar os talentos do mercado com um recrutamento online, saiba como!

O que é e como funciona o recrutamento online?

O recrutamento online é um método de seleção de profissionais com a utilização de ferramentas digitais. Assim, é possível identificar os candidatos e mapear seu perfil de forma rápida e simples, com o auxílio da tecnologia.

Esse modelo possibilita que não ocorra um encontro presencial entre o candidato e o recrutador. Desta maneira, há a possibilidade de avaliar mais candidatos e os requisitos podem ser muito melhor direcionados.

O funcionamento de um recrutamento online também possibilita que a divulgação das vagas seja feita pela internet. Consequentemente, as empresas podem dispensar divulgações tradicionais em jornais, panfletos e outros meios.

Podemos dizer que os candidatos passam por um processo mais ágil, enquanto os recrutadores fazem contratações mais assertivas.

Isso porque até a etapa de seleção, o candidato passa pela triagem do currículo e por diversos testes de habilidades e comportamento.

Esse processo também pode ser satisfatório para os candidatos que participam. A internet possibilita a aplicação de métodos como o gamification, que deixam os testes muito mais divertidos e engajadores.

Principais vantagens do recrutamento online

Certamente não é à toa que o recrutamento online ganhou tanto espaço nos processos seletivos. O método traz diversas vantagens nas seleções, como:

  • Mais facilidade no cadastro de profissionais;
  • Menor restrição geográfica;
  • Inclusão, já que pessoas com problemas de mobilidade podem participar;
  • Diminuição de gastos com divulgação;
  • Menor gasto de tempo;
  • Entre outras.

Vale ressaltar que o recrutamento online também promove uma padronização de currículos, evitando informações desnecessárias.

Isso ocorre porque o próprio candidato preenche somente as informações solicitadas, o que economiza tempo do avaliador.

Principais desvantagens relacionadas ao assunto

O recrutamento online também traz desvantagens nos processos seletivos, embora o recrutador tenha maior facilidade em todas as etapas.

Podemos mencionar, principalmente, a ausência de um contato físico, o que impede a avaliação da postura e linguagem corporal do candidato, por exemplo.

Também é importante ser muito estratégico no momento de escolher as perguntas do cadastro. Isso porque elas nortearão a seleção e caso alguma informação importante passe despercebida a seleção pode ser menos precisa.

Etapas do recrutamento online

etapas do recrutamento online

Assim como o recrutamento tradicional, o online também pode ser baseado para a seleção de candidatos. Abaixo, acompanhe cada uma das etapas:

Planejamento

O planejamento do recrutamento online pode ocorrer com o auxílio de outros setores, como o de finanças e o administrativo. Neste momento serão definidas as vagas, orçamentos, perfis que se adequem à cultura da empresa e outros pontos.

No planejamento, é possível escolher os testes comportamentais que serão feitos pelos candidatos. Consequentemente, no planejamento o recrutador precisa definir as características buscadas e as avaliações que indicam a presença delas nos participantes.

Triagem

A triagem ocorre quando a ferramenta filtra os profissionais com as habilidades requeridas para a vaga oferecida. Assim, os pré-requisitos estabelecidos serão considerados pela aplicação e candidatos que os cumprem serão selecionados pelo próprio programa.

Vale ressaltar que no recrutamento online os currículos geralmente coincidem com as perguntas elaboradas pelo recrutador. Assim, a triagem pode ser feita de forma otimizada, já que o próprio programa geralmente seleciona os candidatos adequados para a análise.

Análise dos candidatos

Com uma triagem quase que inteiramente automática, o próximo passo é averiguar os candidatos e analisar seus perfis individualmente. O processo pode ser feito por meio de palavras-chave, onde o recrutador busca pelas características mais relevantes.

O processo de seleção dos perfis se baseará também em testes psicológicos e técnicos com seus resultados computados na ferramenta. Assim, o profissional de RH avalia os dados e seleciona os perfis mais alinhados para a etapa final.

Entrevista

entrevista recrutamento online

As entrevistas são realizadas por meio de ferramentas de videochamada, por isso há economia de tempo para os recrutadores. A exemplo, não há a necessidade de deslocamento, e a conferência virtual pode ser ajustada à rotina dos envolvidos.

Como fazer um recrutamento online

Para fazer um recrutamento online é necessário escolher as ferramentas de seleção que serão aplicadas. Além disso, é obrigatório que os profissionais de RH saibam operá-las, realizando as melhores escolhas das informações que serão coletadas.

Os gestores que desejam implementar essa modalidade no RH precisam treinar seus times para a utilização adequada das ferramentas e do processo. Desta maneira, é possível preparar os  profissionais para que o modelo se desenvolva na empresa.

Como otimizar o processo de recrutamento online

De modo a evitar falhas, o profissional pode contar com o auxílio dos demais gestores das áreas de contratação para a elaboração de testes. Além disso, a divulgação em meios digitais — como as redes sociais — é fundamental para a atração de perfis.

Outra dica importante é promover detalhes dos requisitos das vagas oferecidas, para não atrair candidatos sem a qualificação exigida. Para isso, implemente as funções e exigências nas descrições das vagas.

Vale ressaltar que desenvolver um processo-padrão de recrutamento no futuro auxilia em todas as etapas do processo. Assim, definir com o time uma estratégia-base nas seleções pode ser muito efetivo.

Plataformas de recrutamento online: como funcionam?

A partir da coleta de informações que o candidato oferece ao preencher os relatórios, as plataformas estabelecem padrões e filtram currículos conforme os padrões estabelecidos pela empresa.

O funcionamento, por outro lado, varia conforme a plataforma escolhida. Em geral, elas consideram informações relevantes como pretensões salariais, experiência, cargos anteriores, etc.

A exemplo, se a empresa define que a vaga requer 5 anos de experiência, a plataforma pode automaticamente omitir currículos com períodos menores. Isso facilita a seleção e garante que somente os perfis mais adequados chegarão ao recrutador.

A Companhia de Estágio oferece soluções diversificadas para a necessidade de cada empresa, no momento do recrutamento online.

Com o enfoque na experiência dos candidatos, promovemos um processo muito mais atrativo e uma experiência inovadora nas seleções.

Conheça as soluções da Companhia de estágios para realizar um recrutamento tecnológico e contratar os melhores talentos!

recrutamento de melhores candidatos

Conclusão

O recrutamento online já é explorado por empresas e permite uma visão muito mais aprofundada acerca dos perfis profissionais. Sendo realizado de forma virtual, esse processo poupa tempo e ainda expande geograficamente o alcance aos candidatos.

Por outro lado, a transformação dos meios de recrutamento requer empenho dos profissionais de RH na escolha das ferramentas. Contar com opções tecnológicas e de última geração é uma tarefa desafiadora, diante da diversidade do mercado.

A Companhia de Estágios promove processos seletivos digitais com a utilização de recursos extremamente inovadores. Por isso, não deixe de conferir nossos sistemas para implementar um recrutamento online efetivo em seu RH!