Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Artigos

Recrutamento: por que dar um feedback aos candidatos?

Um processo seletivo é uma mão de duas vias, certo?

Afinal, de um lado temos a empresa que busca um candidato para preencher uma vaga, e, do outro, temos alguém que busca uma oportunidade no mercado de trabalho.

Quando se trata de um universitário, o recrutador está lidando com alguém que pretende iniciar a carreira profissional, então, a expectativa por um retorno é alta. E é muito comum que os candidatos reclamem da falta de feedback por parte das empresas.

Desta forma, listamos quatro motivos pelos quais as empresas devem retornar aos candidatos.

1.   O candidato precisa partir para outra

Muitas vezes na correria do dia-a-dia e com equipes cada vez mais enxutas, um simples e-mail com uma negativa para o estudante acaba ficando para um segundo plano, e isso o deixa frustrado.

Obviamente, ele quer receber um sim, mas quando é ao contrário, é importante mostrar um pouco de empatia. Para o universitário, este feedback soa como um “ok, agora posso partir para buscar outra vaga de estágio”.

Ele dedicou tempo para o processo, então, nada mais justo do que respondê-lo, certo?

2.   Pode enfraquecer a imagem da empresa

O candidato, por exemplo, pode fazer um post nas redes sociais falando sobre a falta de feedback.

A empresa pode ter N motivos plausíveis por não ter dado um retorno, no entanto, do outro lado sempre vai soar como descaso. Faz bem para a gestão de imagem da companhia sempre se atentar a esses detalhes para não causar a impressão de que não se preocupa com os candidatos.

25

3.   O candidato pode concorrer a vagas no futuro

Às vezes o candidato não é compatível com a vaga deste momento, no entanto, no futuro pode concorrer a outras, uma vez que, ele combina com o perfil da empresa.

Então, é importante manter essa linha de comunicação.

Do contrário, a empresa pode estar desperdiçando um talento, inclusive, ele pode recusar vagas no futuro na companhia por causa dessa falta de feedback, pois, ele pode ter entendido essa situação como um descaso ou desorganização.

4.   Garanta que o candidato tenha uma boa experiência do início ao fim

O candidato pode ter amado a empresa, o ambiente, clima organizacional, mas ainda assim, com a falta de feedback, pode ficar realmente muito frustrado.

O processo seletivo também é uma forma de aprendizado para o universitário e, de certa forma, ele consegue se preparar para as outras entrevistas que irá ter no futuro. Então, dar um feedback é essencial para ele, para saber o que pode melhorar ou mudar.

Além disso, se ele tiver uma boa experiência durante o processo, melhor para a imagem da empresa, pois, com toda certeza, ele falará bem da companhia para as outras pessoas.

Viu como dar um feedback também faz parte do processo?

Por isso não deixe de dar um retorno para uns candidatos e mantenha uma conexão transparente, pois ela pode ser benéfica para ambos os lados no futuro.

Gostou do nosso artigo? Continue de olho no nosso e leia mais sobre recrutamento e seleção!

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!