Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
RH

O que é RH estratégico e como implantá-lo nas empresas

gestão de pessoas e estratégia rh estratégico

Atualmente, as empresas possuem o objetivo de otimizar seus processos para potencializar ganhos, comumente com auxílio da tecnologia. Dessa maneira, o RH estratégico faz parte desse processo de melhorar as atividades tradicionais dos setores.

Para se ter uma ideia, algumas organizações lidam com prejuízos financeiros relacionados aos seus colaboradores justamente por não implementarem estratégias na gestão de pessoas.

Isso é notado no Retention Report de 2019, onde 47% das empresas mencionaram que a rotatividade de funcionários é seu maior desafio. Isso implica em gastos maiores com contratações e com a adaptação dos novos funcionários.

Sendo assim, se você quer evitar isso e saber mais sobre a implementação de estratégias nas atividades do RH e como isso pode modernizar o setor, acompanhe a seguir. Explicamos diversos aspectos e vantagens do modelo neste artigo.

O que é um RH estratégico?

No RH estratégico a empresa passa a considerar suas equipes e colaboradores como participantes da estratégia para a obtenção de resultados. Assim, são utilizados diversos parâmetros e dados para a otimização do setor.

Pode-se dizer que é uma forma mais estruturada de ação por parte do setor de Recursos Humanos. Se tradicionalmente as atividades eram burocráticas e feitas de maneira repetitiva, a realidade da gestão estratégica é completamente diferente.

As equipes deste setor já não são mais apenas profissionais que realizam contratações, desligamentos e registros burocráticos.

Com a implementação, na verdade, a atuação se torna muito mais voltada para análise e para promover melhorias nos desempenhos dos colaboradores.

A tecnologia, também, é fundamental para a execução dos novos processos dessa área. Embora não seja o único pilar do modelo, as ferramentas são as responsáveis pela automatização das tarefas que antes eram repetitivas.

Estas, atualmente, podem oferecer insights automáticos e uma melhor performance da equipe. Resumidamente: o RH estratégico é uma implementação que melhora o desempenho de equipes e oferece resultados positivos para toda a empresa.

Confira também: Tudo sobre People Analytics: o que é, benefícios e como aplicar

O que faz um RH estratégico?

Se não é mais responsabilidade do setor realizar tarefas repetitivas — pois podem ser automatizadas — quais as atividades desse modelo? Na verdade, são as mais diversas:

  1. Trabalha na contratação de profissionais com um fit cultural alinhado, o máximo possível, à organização;
  2. Toma ações com o intuito de manter um bom clima organizacional e diminuir o turnover;
  3. Mapeia e desenvolve habilidades dos colaboradores conforme a gestão por competências, em muitos casos;
  4. Utiliza-se de sistemas de inteligência artificial para a tomada de decisões que ofereçam impactos positivos para a organização;
  5. Mantém as equipes engajadas e produtivas, em acordo com os objetivos da organização.

Qual a importância de um RH estratégico?

Mas, afinal, qual a importância desse modelo nas empresas? Antes de mais nada, podemos dizer que a estratégia em qualquer setor é sempre bem-vinda para a obtenção de melhores resultados.

No RH não poderia ser diferente, já que existem tecnologias capazes de coletar uma vasta gama de informações acerca dos colaboradores.

Isso possibilita aos gestores uma visão muito ativa do que está acontecendo na organização, bem como os perfis necessários em futuras contratações.

Dessa maneira, a retenção de bons profissionais — um dos maiores desafios das empresas — também é favorecida. Não é à toa que, conforme o estudo da PwC HR, 58% das empresas já utilizam tecnologias e estratégias para encontrar, atrair e reter talentos.

Quais as vantagens para uma empresa que tem um RH estruturado?

A implementação de sistemas voltados para a construção estratégica da gestão de pessoas moderniza o RH da empresa. Claro, as vantagens não param por aí! Veja algumas outras:

    1. Alinhamento entre o profissional e a empresa, que passam a ter visões compatíveis e positivas para os objetivos das duas partes;
    2. Contratações mais precisas;
    3. Melhor aproveitamento de tempo;
    4. Clima organizacional mais leve e motivador;
    5. Engajamento nas atividades;
    6. Ações diretamente focadas em resultados.

resultados e estratégia no rh

Qual o principal objetivo da implantação do RH?

O foco de um modelo estratégico de Recursos Humanos é direcionar esforços para contratações, processos de gestão e desempenho de equipes. Para isso, a adoção de métodos comprovadamente eficazes e monitoramento de resultados é essencial.

Sem uma estratégia pré-definida, as operações podem acabar sendo inefetivas. A exemplo, mesmo que o RH invista em ações de motivação para os colaboradores, é praticamente impossível medir sua efetividade sem uma abordagem adequada.

Assim, em um modelo estratégico, é mais simples avaliar qual abordagem é efetiva ou não. Podemos dizer, portanto, que essa implantação tem como objetivo otimizar as ações tomadas na gestão de pessoas de forma mais analítica.

Como implementar um RH estratégico?

Sabendo as principais vantagens e o enfoque do RH estratégico, como é possível implantá-lo em sua empresa? Bem, antes de mais nada, é fundamental trabalhar em uma cultura orientada a dados e resultados no setor.

O ponto de partida é ter um overview da situação atual da organização, como os índices de rotatividade, de engajamento e de produtividade dos colaboradores. Assim, você pode entender onde é necessário traçar estratégias de melhoria.

Seguidamente, divulgue a cultura organizacional, para que ela seja aderida por todos os profissionais. Essa etapa é muito importante para que ocorram níveis maiores de integração e para a melhoria do clima da empresa.

Outra dica é apostar na diversidade em novas contratações. Um estudo indicou que as empresas que possuem um nível maior de inclusão entre as equipes podem ter um desempenho financeiro até 36% maior.

Exemplos de RH estratégico

Por fim, você irá notar os efeitos do RH estratégico na prática, ao comparar resultados. Uma empresa com esse modelo implantado adequadamente, por exemplo, experimenta uma convivência mais leve e maior produtividade dos profissionais.

Outro exemplo prático é que uma equipe de Recursos Humanos baseada em estratégias está a todo tempo monitorando dados. Isso se torna parte da tomada de decisões e simplesmente move os próximos passos no setor.

Conheça as soluções da Companhia de Estágios para implantar o RH estratégico em sua empresa.

equipes engajadas com rh estratégico

Conclusão

Implantar o modelo de RH estratégico nas empresas é uma forma de modernizá-las e iniciar uma adaptação à cultura voltada para dados.

Por isso, explorar as tecnologias do mercado e tomar decisões embasadas permite uma verdadeira transformação na cultura e na produtividade dos colaboradores.

A estratégia na gestão de pessoas é um ponto de partida para uma relação mais fluida entre a empresa e profissionais, potencializando o sucesso de ambos diante do mercado!

 

Novas vagas