Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Artigos

Estágio Jurídico: veja dicas para escolher a vaga certa

por Tiago Mavichian, fundador e Human Resources Director da Companhia de Estágios

Por ser um curso que traz muito prestígio e ter um vasto campo de atuação, o Direito tem sido uma das áreas profissionais mais requisitadas pelos estudantes. Para se ter uma ideia, aproximadamente 800 mil jovens se matriculam anualmente nessa área, o que representa 10% de todas as inscrições no nível superior no Brasil. Porém, diante de tanta concorrência, esses estudantes têm diversos desafios pela frente antes de chegar ao ápice da carreira: se destacar no mercado, construir um bom currículo e, claro, adquirir experiências que aumentem sua reputação profissional. Mas, por onde começar? Diante da alta competitividade, estagiar o quanto antes é uma ótima estratégia para agregar conhecimento e fazer contatos que podem te ajudar no futuro. Pensando nisso, separamos algumas dicas que te ajudarão a encontrar a vaga certa para aprimorar seus estudos e seguir crescendo na profissão. Confira:

Hora da verdade

Apesar da faculdade ser o momento ideal para você perceber se realmente gosta do curso que escolheu fazer, o estágio é o tira-teima para que saiba se tem vocação ou não para seguir no ramo jurídico. Por isso, tente ao máximo, durante a faculdade, passar por diversas áreas do Direito e assim, saber com qual segmento você mais se identifica. Além disso, não deixe para buscar por uma oportunidade quando estiver no fim do curso, opte por procurar um estágio o quanto antes, de preferência a partir do segundo semestre.

Onde fazer o estágio?

Escolher onde começar a construir sua carreira é um fator determinante. Por isso, para ter o contato inicial com a profissão de forma prática, se tiver como optar, que seja por uma empresa conhecida por valorizar o aprendizado. Isso porque, nesse começo o ideal é que a prática jurídica seja levada como prioridade, acima de uma remuneração ou benefícios adicionais. Por isso, sempre pesquise a reputação das instituições que pretende estagiar. Além disso, se já tiver em mente que sua pretensão é se tornar advogado, opte por organizações como a Defensoria Pública ou escritórios corporativos. Se preferir algo mais burocrático, escolha por estágios em tribunais.

Pensar em remuneração?

O importante na hora de decidir qual estágio fazer é deixar a necessidade financeira de lado, principalmente na área de Direito, que exige muito conhecimento. Por isso, na hora de colocar na balança o valor da bolsa e o aprendizado prático, pondere muito mais tudo que irá aprender ao longo do estágio e como isso poderá contribuir para sua carreira profissional. Com uma boa experiência, após a faculdade você poderá ter uma boa remuneração, por isso, priorize seu conhecimento.

Fique de olho nas atribuições

Evidentemente, a carreira jurídica exibe bastante experiência e talvez, a princípio, você não consiga protagonizar ou assumir tarefas diretamente relacionadas a rotina de um advogado. No entanto, é importante que você esteja atento a proposta do programa de estágio, verificando se as atribuições condizem com sua área e se a empresa vai, de fato, abrir espaço para que você aprenda algo relevante para sua profissão.

Fazer trabalhos que fogem da sua alçada podem colocar em xeque sua chance de crescimento e, até mesmo, de entusiasmo com a carreira. Quer um exemplo prático do que se encaixa num estágio de direito? O estagiário desse campo pode ficar responsável pela organização de documentos de um processo, inclusive, entrada e retirada de autos em cartórios, encaminhar petições, obter certidões ou autos de processos (tudo sob supervisão, obviamente), etc.

Como conseguir o estágio?

Há várias maneiras de se conseguir um estágio, dentre elas o concurso público que garante que você fique por um ou dois anos na organização, dependendo do seu desempenho. Além disso, existe a indicação, que no meio jurídico é de grande importância, ou a conquista de uma vaga por mérito próprio. Mas, para que você tenha visibilidade e se destaque dentre os outros candidatos, é essencial investir em atividades extracurriculares que valorizem seu currículo. Que tal, por exemplo, participar de palestras na sua universidade ou, até mesmo, feiras organizadas por entidades de classe?

Gostou das dicas? Com elas você pode aumentar suas chances de conseguir uma ótima vaga. E, para te ajudar a conseguir o estágio dos seus sonhos, acesse agora o site da Companhia de Estágios e se inscreva gratuitamente. Para ficar por dentro de outros assuntos importantes, nos siga também no Facebook ou no canal do YouTube!

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!