Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Como identificar mentiras na entrevista de emprego?

Considerado um momento de muita tensão, a entrevista de emprego é em desafio e tanto para os estudantes que almejam uma vaga no mercado de trabalho. Normalmente, o cara a cara com o recrutador é um momento decisivo para que você avance ou não na seleção. Por isso, para que tenham mais chances de ocupar a vaga, muitos jovens acabam valorizando demais seus atributos ou até mesmo criando fatos que nunca ocorreram para se destacarem e impressionarem os recrutadores. Porém, se você utiliza as artimanhas ou já chegou pensar em fazer isso, saiba que os entrevistadores estão cada vez mais exigentes e espertos quanto aos sinais de uma possível mentira. Quer saber quais são? Então confira:

Desviar o olhar

Geralmente, durante uma entrevista de emprego, é comum os candidatos desviarem o olhar por vergonha ou pensarem muito antes de responder uma pergunta. Mas, essa atitude pode causar má impressão para os entrevistadores. Olhar demais para outros lugares na hora de falar algo, não passa algo natural e passa a impressão de que tudo que está sendo dito é mentira, por isso, se atente para policiar seu comportamento e olhar para o recrutador quando estiver respondendo.

Piscar

Esse é um ato natural do corpo humano, mas que também pode ser visto como uma artimanha para que você tenha tempo de criar argumentos que valorizem um pouco mais seu perfil profissional. Mesmo que inconsciente, a piscada mais prolongada é comprovada como uma reação do cérebro para demonstrar recusa do que está sendo dito. Portanto, sempre diga a verdade durante a entrevista e não aumente nenhum fato.

Olhares direcionados

Aos recrutadores também é muito fácil descobrir quando os candidatos estão mentindo. Isso porque, o cérebro é condicionado a dar sinais quando não estamos falando a verdade só pelo direcionamento do olhar. Segundo especialistas, desviar o foco para o lado esquerdo é um sinal de criação, ou seja, a pessoa está mentindo sobre algo. Já o olhar para o lado direito é um indício de que o candidato está buscando algo na memória, por isso, quando alguém olha nessa direção é um sinal de que está buscando lembrar de informações.

Fala

O tom de voz também é um fator a ser avaliado durante a entrevista. Isso porque, quando não temos certeza do que estamos dizendo, a fala não sai firme e confiante. Pelo contrário, o tom pode ficar bem baixo e com um discurso mais voltado para dentro. Além disso, quem mente dá muitos rodeios e justificativas para tentar convencer de que é verdade tudo que está sendo dito. Por isso, tenha sempre certeza do que está dizendo e seja franco com seu recrutador.

Seu corpo diz muito sobre você, por isso, na hora da entrevista se atente aos sinais que possam levantar suspeita nos recrutadores e se lembre: nunca minta em uma entrevista de emprego, uma hora ou outra você será descoberto!

O que achou do artigo? Aqui no blog da Companhia de Estágios você encontra dicas importantes para que conquiste seu lugar no mercado de trabalho. Aliás, se ainda está em busca de uma oportunidade, acesse agora o site da Companhia de Estágios e se inscreva gratuitamente. Nos siga  também no Facebook ou no canal do YouTube para ficar por dentro de outros assuntos!